Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco realizou o 1º Fórum Popular de Cultura

O cenário cultural de Pato Branco foi debatido durante o 1º Fórum Popular de Cultura, realizado nos dias 10 e 11 de julho, no Teatro Naura Rigon. Artistas, profissionais de diversas áreas, representantes de entidades e comunidade em geral, puderam expor seus interesses, apontando sugestões para fomentar a cultura local. A programação foi promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Onde estamos e onde queremos chegar? Esse questionamento norteou o debate entre os 130 participantes, que integraram quatro grupos setoriais nas seguintes áreas: diversidade, descentralização, direitos e intercâmbio cultural; economia da cultura; patrimônio cultural, material, imaterial e arquitetura; e gestão pública e formação cultural. “Conseguimos envolver representantes de cada área setorial, o que possibilitou a definição de propostas viáveis e diversificadas, que foram debatidas abertamente”, frisa a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze.

A programação também oportunizou a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), com propostas a serem executadas nos próximos dez anos. “Estabelecemos metas para elaborarmos o Plano Municipal de Cultura. Essa construção não se faz de um dia para outro, por isso é importante reunirmos e ouvirmos a sociedade”, enfatiza Eliane.

Na ocasião, foram apresentados os projetos de leis para criação do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e o do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), que já estão na Câmara Municipal de Vereadores para votação.

“Cumprimos mais uma meta do Acordo de Cooperação assinado pelo prefeito Zucchi com o Ministério da Cultura logo no início da gestão. Com o Sistema Municipal de Cultura, também criamos o Fundo Municipal de Cultura, que possibilita o recebimento de verbas da União e do Estado”, pondera Eliane.

Para a delegada de Cultura de Pato Branco, Sarah Camila Constantinopolos Matioda, o Fórum Popular foi um importante avanço para a produção artística e cultural da cidade. “Este é um momento crucial, para o desenvolvimento da cultura e para a história de Pato Branco. Estamos planejando e nos organizando, para que os projetos aconteçam. É uma porta que se abre, um começo. A cultura está sendo valorizada e os artistas estão sendo reconhecidos. Com isso, não somente a cultura, mas a cidade toda só tem a crescer”, avalia Sarah, que também representou Pato Branco na Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2013, em Guarapuava.

O prefeito Augustinho Zucchi lembra que o 1º Fórum Popular de Cultura contribuiu para o fortalecimento da diversidade cultural de Pato Branco. “Precisamos incentivar todas as formas de cultura, com ações permanentes que possam levar as pessoas a preservar a cultura, a desenvolver artisticamente a nossa sociedade e, sobretudo, promover os nossos valores culturais. Estamos trabalhando para isso, com ações junto aos bairros, chamando as famílias para virem ao teatro. Mas ainda vamos avançar muito mais, com a participação da população”, completa.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários