Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco priorizará sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente

Inicia neste domingo, dia 31, a programação promovida pela Prefeitura e entidades locais em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.  Caminhada ecológica, palestra técnica, mutirão de limpeza, plantio de árvores nativas e coleta de eletroeletrônicos integram as atividades que seguem até quarta-feira, dia 03, evolvendo a comunidade, bem como alunos das redes de ensino pública e privada.

Uma caminhada com o grupo Ecolducks marcará o início das atividades no domingo (31), com saída às 07h, na praça Presidente Vargas.  No trajeto de 18,5 quilômetros, os participantes passarão pelas comunidades Duque de Caxias, São Pedro de Alcântara e bairro São Luis, retornando para o Centro.

O intuito é convidar a população a refletir sobre sustentabilidade, conforme frisa o secretário de Meio Ambiente, Nelson Bertani. “Queremos integrar a comunidade ao meio rural, aproximando jovens e adultos da Natureza. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Além disso, a caminhada agregará bem-estar e qualidade de vida à programação”, reforça.

Na segunda-feira (01), acontecerá a cerimônia oficial de abertura da Semana do Meio Ambiente, às 08h30, no auditório da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Em seguida, às 09h, Tales Tiechar, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, esclarecerá questões sobre o uso excessivo de fertilizantes e pesticidas, apresentando os riscos de contaminação ambiental a partir da utilização desses recursos. A palestra técnica será aberta ao público e reunirá, ainda, autoridades, profissionais e acadêmicos.

Além disso, na abertura estarão expostas, no hall de entrada no auditório da UTFPR, fotografias de João de Paula, fotógrafo e poeta que sempre buscou inspiração na Natureza e, por mais de 50 anos, registrou a história de Pato Branco.

Alunos da rede municipal e privada de Educação visitarão a trilha ecológica da estação experimental da UTFPR, situada na localidade de Passo da Pedra, na terça-feira (02), às 08h30. No local, serão fornecidas informações sobre consciência ambiental, sobretudo de preservação da água e mata ciliar.

Também na terça-feira (02), a partir das 13h30, crianças participarão de um momento voltado à preservação de árvores nativas, símbolos da região, com o plantio de mudas. A atividade acontecerá no Parque Ambiental Cecília Cardoso, no bairro Bonato.

A participação das crianças na programação é uma forma de retratar na prática o que é ensinado em sala de aula. “Será um momento lúdico, para reforçar as noções de cidadania e respeito à Natureza, tão importantes para a formação na infância”, completa o secretário Bertani.

Quem tiver algum resíduo eletrônico para descarte, poderá dar o destino correto ao material na quarta-feira (03), quando haverá um ponto de coleta na praça Presidente Vargas, das 08h às 16h. Paralelamente, a partir das 08h30, haverá um mutirão de limpeza seguido de plantio de árvores nativas na reserva municipal do bairro Alto da Glória, reunindo alunos da Rede Municipal e moradores da região. A iniciativa visa enriquecer a flora local.

Realização

A Semana do Meio Ambiente é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, UTFPR – Câmpus Pato Branco, Sanepar e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). As atividades contam com apoio da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Empresa Júnior de Engenharia Civil (PROJr), Instituto Emater, Hi-Mix e grupo Ecolducks.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários