Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Escola Pato Branco Digital forma 370 alunos em 2016

Nesta semana, acontecem as entregas de certificados do Programa Escola Pato Branco Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, através do Ministério da Educação (MEC). Este é o primeiro ano de realização da iniciativa que oferta cursos gratuitos, incentivando a inclusão digital e a qualificação profissional de jovens e adultos.

Neste segundo semestre de 2016, 220 alunos concluíram os cursos e receberam certificação, totalizando 370 alunos formados no decorrer de todo o ano. De acordo com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, serão ofertadas mais 400 vagas no primeiro semestre de 2017, com possibilidade de ampliar a oferta de cursos, em que as qualificações também serão ministradas em novos locais.

“Esse é um importante programa, pois oportuniza que a comunidade participe de cursos gratuitos. Boa parte desses alunos, sem esse incentivo, não teria acesso às qualificações ofertadas, tampouco o contato com tecnologias que são úteis no dia a dia e que também facilitam a inserção no mercado de trabalho. No caso dos mais jovens, os cursos refletem, inclusive, no desempenho escolar”, avalia Géri, lembrando que os cursos são ministrados por alunos bolsistas e voluntários da área de computação da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

Na terça-feira (29), foram entregues os certificados do curso de desenvolvimento de páginas Web, que foi ministrado para servidores municipais e familiares. “A iniciativa aproximou os participantes de tecnologias que poderão os auxiliar no melhor desempenho de suas atividades profissionais”, reforça Géri.

Na tarde desta quarta-feira, dia 30, no Centro de Musicalização do bairro Alvorada, receberam os certificados os alunos dos seguintes cursos: mulheres conectadas; aplicativos para escritório; informática essencial; e melhor idade conectada.  Esses cursos fazem parte de formações de jovens, adultos e melhor idade, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na sexta-feira, dia 02, às 19h30, e no sábado, dia 03, às 14h, acontecem as formaturas dos alunos do CEU das Artes e do Esporte, de informática essencial. Ainda no sábado, às 09h e às 14h, será a vez os alunos dos cursos de robótica (arduíno e lego mindstorms), montagem e manutenção, e desenvolvimento de páginas web, na UTFPR Câmpus Pato Branco.

Finalizando o cronograma, na próxima semana, receberão os certificados os alunos que participaram do curso de informática essencial e de aplicativos para escritório na Escola Municipal Rocha Pombo, parceria com a Secretaria Municipal de Educação.