Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Entidades e Prefeitura realizam plantio de mudas de árvores no Parque do Alvorecer

Ação contou com a parceria da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Mais de 100 pessoas estiveram no Parque do Alvorecer, neste domingo (16), para realizar o plantio de 250 mudas de árvores, da espécie Extremosa. A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou da ação, juntamente, com o Grupo Escoteiro Primavera, o Interact Pato Branco Sul, o Rotary Club Pato Branco Sul e a Unimed. O Parque do Alvorecer é uma unidade de conservação da biodiversidade, fauna e flora, que além de oportunizar pesquisas para acadêmicos e profissionais, também é um espaço para o esporte e lazer.

De acordo com o secretário interino da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, o encontro promoveu o conhecimento. “É uma ação de cidadania, atendendo ao objetivo dessa Unidade de Conservação, que é trabalhar a educação ambiental, a contemplação e a recreação. Acreditamos que todos os envolvidos nessa atividade irão repassar à comunidade as informações recebidas, de respeito à fauna e a flora, promovendo, assim, o equilíbrio na relação do homem com a natureza”, afirmou Cézar.

O pioneiro do Grupo Escoteiro Primavera, Guilherme Odeli, explicou que o movimento dos escoteiros possui alguns princípios que devem ser seguidos, entre eles, o de que “os escoteiros devem ser bons com os animais e a plantas”. “Como trabalhamos uma visão bem sustentável e ecológica com a natureza, nosso objetivo em trazer as mudas e contar com o auxilio das demais entidades, bem como, das crianças, que são os ‘Lobinhos’, foi compartilharmos este ideal, onde devemos estar sempre alertas para todos os dias realizarmos uma boa ação”, contou Guilherme. 

Eduardo Rech, associado do Interact Pato Branco Sul, acredita que a ideia de aldeia global, onde todas as ações afetam a vida de todos, foi o que motivou a participação da entidade no plantio de árvores. “É importante reformularmos alguns hábitos que possuímos e que são tóxicos para o meio ambiente e, para nós, e foi uma experiência muito legal, virmos aqui, contribuirmos para a atividade que, em alguns anos, fará toda a diferença para quem visitar o Parque, tanto na questão de um ambiente gostoso para desfrutar quanto na inspiração para novas boas ações”, enalteceu Eduardo.

Para Jacinta Bortot Ronsoni, integrante do Rotary Club Pato Branco Sul, a participação da entidade na ação teve o objetivo de contribuir para um mundo melhor, além de ser um exemplo para as crianças e jovens envolvidos. “Para quem visita o Parque do Alvorecer, as árvores contribuem para respirarmos melhor, para termos a sombra e para deixar o espaço mais fresco, além de serem muito bonitas”, ressaltou Jacinta.   

Dayanne do Nascimento, analista de Comunicação e Marketing da Unimed, disse que a Unimed Pato Branco possui em seus objetivos a responsabilidade social, onde, a cada dois anos, é mensurado o quanto a unidade gastou em combustíveis, energia elétrica, água e ações que degradam o meio ambiente e reverter isso com o plantio de árvores.

“Entendemos que é uma atividade fundamental e que não podemos perder essa oportunidade de disponibilizarmos um pouco do nosso tempo e realizarmos essa ação, em prol do meio ambiente e do nosso planeta”, concluiu Dayanne.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários