Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Município de Pato Branco assina ordem de serviço para mais uma etapa nas obras do Parque Ambiental Vitório Piassa

 

Nesta segunda-feira, dia 23, o Município de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras e da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, realizou a assinatura da ordem de serviço de mais uma etapa de construção do Parque Ambiental Vitório Piassa, onde estão contempladas a construção do pórtico de entrada com estrutura para espelho d´água e chafariz, ponto de ônibus e alambrado de cercamento que, juntos, representam investimentos de R$ 919.034,88, entre recursos do Governo do Estado e Município.

A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa que fará esta etapa da obra terá 90 dias para executá-la. As obras do Parque Ambiental foram iniciadas no primeiro semestre de 2016, com a construção das áreas de convivência, restaurante, banheiros, dois lagos, mirantes, pista de caminhada, ciclovia, estacionamento e iluminação externa.

O prefeito ressaltou a importância da população acompanhar o andamento das obras. “Se as pessoas só conhecem após a inauguração, não constroem uma relação afetiva, não gera pertencimento e não colaboram com os cuidados. Por isso é fundamental divulgarmos todas as fases da construção do nosso Parque, que será mais do que um espaço de visitação e lazer, será um local de educação e conhecimento”, explicou Zucchi.

O chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Valmir Tasca, reconhece a importância que a obra tem para o governo estadual. “Esse Parque terá gestão compartilhada entre Município e Estado, ou seja, nós somos um dos fiscalizadores e estamos muito satisfeitos que o atual governo está ajudando na concretização desta obra, que será um presente para a cidade e região”, apontou Valmir.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlinhos Polazzo, reafirmou a parceria com o legislativo em projetos desse porte. “Percebemos que após a reforma da nossa Praça houve um aumento considerável de visitação por parte das famílias, promovendo o convívio familiar, já que os pais tem aonde levar seus filhos. Com isso, podemos dizer que o ambiente influencia no comportamento das pessoas. Portanto, mais espaços como a Praça, o Largo da Liberdade e, agora, o Parque Ambiental são fundamentais para nossa cidade e nós, vereadores, faremos parte desse desenvolvimento tão importante para nossa população”, disse Polazzo.

O Parque Ambiental

O Parque Ambiental Vitório Piassa, que está recebendo investimentos estaduais e municipais superiores a R$ 10 milhões, considerando a desapropriação da área e as obras de infraestrutura, tem uma área de 107 hectares formados por florestas de araucária. São 1.072.023,60 m², o que equivale a 99 campos de futebol.

O projeto arquitetônico, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e pela Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, segue preceitos de sustentabilidade e preservação da mata nativa, garantindo a harmonia com a natureza. Como resultado, a área de preservação ambiental terá mais de 900 mil metros quadrados, sendo que a gestão do Parque será compartilhada entre Município e Governo do Estado.