Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município autoriza início das obras do Parque Ambiental Vitório Piassa

Em solenidade que contou com a participação de autoridades municipais e estaduais de diversos setores, foi assinada nesta segunda-feira, dia 16, a ordem de serviço para início das obras do Parque Ambiental Vitório Piassa, que terá gestão compartilhada entre Município e Governo do Estado. Nesta primeira etapa, serão construídas áreas de convivência, restaurante, banheiros, dois lagos, mirantes, pista de caminhada, ciclovia, estacionamento e iluminação externa. Para execução das obras, serão investidos R$ 4.631.140,98 provenientes do Governo do Estado.

A área do Parque Ambiental possui 107 hectares formados por florestas de araucária. São 1.072.023,60 m², o que equivale a 99 campos de futebol. O projeto arquitetônico, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, segue preceitos de sustentabilidade e preservação da mata nativa, garantindo a harmonia com a natureza. Como resultado, a área de preservação ambiental terá mais de 900 mil metros quadrados.

Como pontuou o secretário municipal de Planejamento Urbano, Emerson Michelin, o projeto foi idealizado priorizando o contato da população com o meio ambiente. “Consideramos o máximo de interação entre a comunidade e a natureza, fazendo com que as pessoas tenham uma área voltada ao esporte, à qualidade de vida e ainda possam desfrutar e preservar a mata nativa”, afirmou.

Para o chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Valmir Tasca, a assinatura da ordem de serviço é histórica e representa uma grande conquista para Pato Branco e região. “Estado e Município vão gerir, de forma compartilhada, um ambiente que só trará benefícios para a população. O IAP participará de todas as vistorias, fiscalizações e liberações, garantindo a preservação e a recuperação do passivo ambiental”, explicou.

O presidente da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Luiz Antunes, afirmou que a conquista é motivo de orgulho para os pato-branquenses. “A atual administração está investindo em promover a qualidade de vida para os cidadãos. O Parque Ambiental deixará a cidade ainda mais bonita e será um local de encontro de todos os moradores e visitantes, o que contribuirá no desenvolvimento da cidade”, salientou.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Ito Oliveira, o Parque Ambiental representará um novo diferencial para Pato Branco. “As maiores cidades do mundo possuem locais como o que será ofertado no Parque Ambiental, espaços onde as pessoas podem estar próximas da natureza, conhecendo sobre ela e ajudando a protegê-la. A qualidade de vida está aliada ao lazer e os governos precisam investir em espaços públicos que promovam esse bem-estar”, concluiu o vereador.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários