Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Palestra de Tallis Gomes abre a Inventum 2015

De forma descontraída e dinâmica, o criador do aplicativo Easy Taxi relatou seu início no empreendedorismo e os erros e acertos na trajetória

A 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015 teve início na noite desta terça-feira (03) com a realização de palestra magna no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições. O convidado foi Tallis Gomes, idealizador do aplicativo mais utilizado no mundo para pedir taxi, o Easy Taxi. Utilizado em 420 cidades de 35 países e com mais de 18 milhões de usuários, o aplicativo foi construído por apenas quatro pessoas. Hoje, gera 1300 empregos diretos, quase 6 mil indiretos e tem mais de 400 mil taxistas cadastrados no mundo utilizando a ferramenta que está avaliada em milhões de reais. A palestra, que foi promovida pelo Sebrae/PR, com apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação, teve as 600 vagas esgotadas dias antes da feira. Para encerrar, houve talk show com Edson Mackeenzy e o próprio Tallis Gomes.

Na abertura da palestra, o presidente do NTI, Alessandro Graczyk Moraes, ressaltou que a Inventum significa a conclusão de um sonho dos empresários de TI de Pato Branco. “Com a feira, é possível mostrar um pouco daquilo que é desenvolvido em tecnologia na nossa região. A palestra de Tallis Gomes mostra a importância de pensar diferente, sonhar grande e acreditar na capacidade”, destacou Alessandro.  “Pato Branco tem todo um ecossistema de tecnologia de informação favorável ao desenvolvimento e temos isso no nosso sangue, temos a tecnologia como algo que nos faz acordar de manhã e acreditar que podemos fazer melhor. É muito bacana saber que quando desenvolvemos alguma coisa não estamos só fazendo aquilo que gostamos, mas sim contribuindo para mudar a vida das pessoas”, completou o presidente do NTI.

Em seguida, o gerente-regional do Sebrae/PR, Joailson Agostinho, reforçou o apoio ao evento que promove o encontro de várias forças de Pato Branco. Joailson afirmou que a Inventum veio para ficar, pois traduz o que é feito na região. “Muitos dos jovens que estão aqui hoje serão protagonistas de histórias de sucesso, muito pode surgir de experiências como essa. É isso que queremos, criar o ambiente para que vocês consigam aplicar o conhecimento e o talento para desenvolver a nossa região”, concluiu Joailson.

Erros e acertos

Com o tema “É errando que se aprende, erros e acertos do empreendedor”, Tallis Gomes contou como foi seu início no empreendedorismo e na criação no Easy Taxi. “O aplicativo surgiu em uma Startup Weekend, tínhamos dois dias para desenvolver um protótipo e a ideia foi de última hora, mas conseguimos construir o aplicativo. A maior dificuldade foi vender a ideia para os taxistas, pois eles eram desconfiados e, na época, o smartphone não era tão comum. Acabei indo visitar associações de táxi, jogar bola, ir em churrasco, e ia conversando com os taxistas e os convencendo a comprar”, contou Tallis.

Para ele, o grande diferencial para algo dar certo é a persistência, porque quem quer algo de verdade acha um jeito de fazer. “Não ter todo o conhecimento não é importante, porque se você tem uma ideia e é um líder, você encontra as pessoas e desenvolve o produto. Encontre algo que te incomoda, pense na solução e na execução, e tenha em mente que para criar um ambiente de inovação você não pode desincentivar a tentativa”, alertou Tallis.

Tallis ainda parabenizou o trabalho da Prefeitura de Pato Branco, do Sebrae/PR e do NTI no desenvolvido da cidade. “Já rodei o mundo todo nesses últimos anos e quando vi na feira o pessoal de robótica e automação trabalhando com validação de identidade, fiquei impressionado. O Vale Digital realmente esta se tornando polo de tecnologia global. É muito importante para o Brasil ter uma Administração Pública que valoriza o conhecimento e, principalmente, a tecnologia como veículo para oportunizar o desenvolvimento de uma região. Em minha opinião, a única maneira de se alcançar o desenvolvimento de forma sustentável é investir na tecnologia e no conhecimento”, encerrou o jovem empreendedor.

Realização

A Inventum 2015 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio,  Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários