Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município realiza programação da Campanha Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, inúmeras atividades farão parte da programação que pretende chamar atenção para a saúde da mulher

 

Na tarde de segunda-feira, dia 02, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo de Apoio à Mama – Grupo Gama e 7ª Regional de Saúde, realizou a abertura da Campanha Outubro Rosa. A solenidade, realizada na Secretaria de Saúde, contou com a presença de secretários, vereadores, servidores, representantes das entidades e comunidade.

A campanha pretende reforçar a prevenção no cotidiano das mulheres, realizando exames, principalmente, voltados ao câncer de mama e de colo de útero. “Este é um momento muito importante e enquanto mães, filhas e amigas precisamos ser protagonistas dessa mudança de consciência, cuidando da nossa saúde, pois o bem-estar das mulheres reflete, diretamente, nas famílias onde elas estão inseridas, servindo de exemplo para que os outros familiares também desenvolvam atitudes de prevenção”, disse a secretária de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho.

De acordo com o diretor da 7ª Regional da Saúde, Nestor Werner Junior, a prevenção é a principal forma de combater a doença. “Exames periódicos possibilitam o diagnóstico precoce, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura. Por isso, ações como esta são fundamentais, pois mobilizam um grande número de pessoas”, ressaltou Nestor.

A representante do Grupo Gama, Mari Capelli, reforçou a importância da comunidade participar das atividades. “A prevenção deve ser rotina e, neste momento, queremos intensificar a adesão das pessoas. Lembrando que o mês de outubro é dedicado à saúde da mulher, mas o câncer não ocorre de acordo com determinada idade, ou sexo. Por isso, devemos estar sempre atentos”, concluiu Mari.

Programação

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco desenvolverá, neste mês de outubro, uma diversificada programação com objetivo de sensibilizar e alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A programação contará com palestras em diversas escolas e entidades, entre outras atividades. O encerramento acontecerá no dia 05 de novembro, juntamente com a 20ª etapa do Circuito Sesc de Caminhada e Corrida de Rua.

Uma das principais atividades será realizada no dia 21 de outubro, sábado, quando acontecerá o Dia D, na Praça Presidente Vargas, das 9h às 16h, com a promoção de diversas ações preventivas, entre elas, aferição de pressão arterial, exame de diabetes, solicitação de exames laboratoriais, além de orientações sobra câncer de colo de útero e mama.

Neste mesmo dia (21/10), em todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família e no Mãe Pato-branquense, serão realizados atendimentos prioritários e diversificados para população feminina, com coletas de preventivos, exames de testes rápido e solicitações de mamografias.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários