Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Campanha Outubro Rosa foi lançada em Pato Branco

Evento foi realizado na sexta-feira (04), no Largo da Liberdade, e contou com grande presença de público  

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com entidades parceiras, realizou na tarde da última sexta-feira (04), no Largo da Liberdade, a abertura da programação da campanha Outubro Rosa, que promoverá, durante este mês, diversas ações voltadas à prevenção, saúde e bem-estar das mulheres. O objetivo principal é alertar o público feminino e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. Participaram do evento, o prefeito Augustinho Zucchi, servidoras municipais, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades, o deputado estadual Luis Fernando Guerra e a imprensa.

O prefeito Augustinho Zucchi destacou que o Outubro Rosa integra uma agenda internacional, em que toda a sociedade é mobilizada para apoiar, ajudar, divulgar e estar ao lado das mulheres, nesta luta de combate ao câncer. “Essa campanha tem um significado enorme pela força e pureza que têm as mulheres. O Município faz um trabalho extraordinário na área da saúde, mas temos a obrigação, também, em eventos como esse, sensibilizar toda a comunidade, para que se engajem nesta causa tão importante”, enfatizou.

O deputado Luis Fernando Guerra afirmou que a campanha é de extrema importância para a população e que muito se alegrou de estar em Pato Branco e participar do evento. “Temos que ser adeptos à conscientização. O Outubro Rosa veio para ficar marcado na história. Sabemos que o câncer de mama é um dos que mais mata as mulheres no mundo e temos que estar engajados com a sociedade civil organizada, para juntos promovermos mais ações de prevenção a essa doença”, apontou.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, reforçou que a campanha busca despertar as mulheres para o cuidado com sua saúde, especialmente, com relação ao câncer de mama e o câncer do colo de útero, patologias voltadas às mulheres, embora os homens também desenvolvam o câncer de mama e devam fazer avaliações médicas regularmente. “Gratidão por esse momento tão especial, em que reunimos servidores da saúde, que cuidam de tanta gente e que também precisam ser cuidados. Convidamos a população para que participe das atividades que serão desenvolvidas durante o mês e que se conscientize que essas doenças ainda matam muito, mas que podem ser prevenidas”, frisou.  

A vice-presidente do Grupo de Apoio a Mama (Gama), Paola Battistella, ressaltou que durante todo o ano são realizadas diversas ações de promoção à saúde da mulher, bem como, de apoio a todas que foram diagnosticadas com câncer, no entanto, no Outubro Rosa, o trabalho é intensificado. “A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com as demais entidades é fantástica para que consigamos colaborar com o bem-estar das mulheres. A nossa missão é levar amor e entusiasmo, mas pedimos que todas cuidem-se, amem-se e previnam-se, porque o câncer tem cura”, salientou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Vilmar Maccari, disse que o legislativo apóia a campanha, que deve ser lembrada não apenas em outubro, mas em todos os meses do ano. “É um evento grandioso, de conscientização, que precisa ser levado a sério, pois são muitas as vidas ceifadas por essa doença. Vamos fazer do Outubro Rosa um tempo de valorização à saúde das mulheres”, destacou.

Após a solenidade de abertura, a coaching Tania Dassi, de maneira lúdica, palestrou sobre “O poder do eu” e “Crenças Limitantes”. Segundo ela, muitos conceitos enraizados na criação podem ser negativos e precisam ser reconstruídos. “É preciso entender quais são as limitações, para se libertar e isso tem tudo haver com o Outubro Rosa, pois as pessoas têm um poder enorme e podem, sim, através da resiliência, desenvolver um poder interno, que é capaz de curar, de criar ambientes mais harmoniosos e pessoas mais felizes”, salientou.

Gabriela Izidro, 33 anos, foi diagnosticada, no ano passado, com câncer de mama. “Quando senti o nódulo procurei imediatamente o médico, porque já tenho histórico de câncer na família. Fiz o procedimento cirúrgico, a quimioterapia e permaneço em tratamento, mas me considero curada. É um processo bem desgastante, tem a questão da vaidade, é uma somatória de sentimentos bem intensos, um susto na vida de qualquer mulher. Por isso, recomendo que façam o autoexame e o diagnóstico precoce, porque é importante para a cura”, recomendou.

Programação

A enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto, disse que a programação do Outubro Rosa foi pensada para envolver as mulheres da cidade. “É mais um ano com muitas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Praça Presidente Vargas, além das ações das mais diversas entidades parceiras, todas para valorizar a mulher, prevenir doenças e promover sua saúde, além de trazer bem-estar e alegria para sua vida”, enfatizou.

A campanha é realizada em Pato Branco pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Grupo de Apoio a Mama (Gama), Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, CEU das Artes e do Esporte, Departamento Municipal de Imprensa, Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, Colégio Estadual de Pato Branco (Premem), Bio Extratus, Interact, Consesa, Serviço Social do Comércio (Sesc), Sicredi, Clínica do Ouvido e da Fala (Cliof) e Pro Som Aparelhos auditivos.

Caminhada Rosa

Data: 12 de outubro (sábado)

Horário: 16h

Local: Parque do Alvorecer

Projeto Eles

Palestra motivacional com Luciana Dorini

Data: 14 de outubro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Missão SOS Vida

Palestra motivacional com Regina Desconsi

Data: 16 de outubro (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Sindicomércio

Roda da Superação

Com a palestrante motivacional Luciana Dorini

Data: 17 de outubro (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Largo da Liberdade

Panfletagem

Data: 18 de outubro (sexta-feira)

Horário: Manhã – 9h às 11 // Tarde – 14h às 16h

Local: cruzamento da avenida Tupi com a rua Itabira

Dia D do Outubro Rosa

Serão realizadas atividades de orientação e prevenção; avaliação nutricional e segurança alimentar; distribuição de mudas de árvores; testes rápidos; auriculoterapia; triagem auditiva; aferição de sinais vitais; exposição de artesanatos; corte de cabelo; lavagem e escova nos cabelos; demonstração de defesa pessoal feminina; coleta de exames preventivos; solicitação de mamografia; e mutirão de consultas de mastologia.

Data: 19 de outubro

Horário: 9h às 16h

Locais: Praça Presidente Vargas, Unidades Básicas de Saúde (sem fechar para o almoço) e Mãe Pato-branquense

Bingo do Grupo de Apoio a Mama (Gama)

Data: 24 de outubro (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Pavilhão São Pedro

Jantar Rosa do Grupo de Apoio a Mama (Gama)

Data: 31 de outubro (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Clube Pinheiros

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários