Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Outubro Rosa foca a prevenção do câncer em Pato Branco

A Campanha Outubro Rosa em Pato Branco iniciou nesta quarta-feira, dia 1º, com uma programação extensa para sensibilizar sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Palestras, exames preventivos e atividades físicas compõem as ações, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, Grupo Gama, Sesc, Núcleo da Mulher Empresária da ACEPB, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Sindicomércio e Colégio Estadual de Pato Branco – Premen.

“Haverá atividades em todas as unidades de saúde e palestras em empresas, para as funcionárias e esposas dos trabalhadores, quando também haverá agendamento de exames de mama e colo uterino. No dia 18, estaremos na praça Presidente Vargas , realizando todo tipo de agendamento, tirando dúvidas e dando orientações, contando também com os profissionais especialistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Nasf, para darmos um atendimento completo às mulheres”, pontuou a secretária de Saúde de Pato Branco, Antonieta Chioquetta.

De acordo com Antonieta, cerca de  57 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama no Brasil em 2014 – destas, 13 mil foram a óbito devido o diagnóstico tardio. Em Pato Branco, os números são otimistas, pois das duas mil mamografias realizadas neste ano, 13 apontaram alterações. O índice relativamente baixo no Município demonstra a eficácia das ações permanentes voltadas à prevenção.

“Quanto mais conscientes as pessoas estiverem, melhor poderemos trabalhar a prevenção, bem como os recursos na saúde, porque não podemos focar apenas no tratamento, temos que cuidar do nosso bem-estar e garantir a qualidade de vida. Além disso, a prevenção torna as famílias mais saudáveis e o Outubro Rosa vem para despertar as pessoas neste sentido”, enfatizou Antonieta.

Nesta sexta-feira, dia 03, o Grupo Gama promoverá um encontro motivacional, com palestras, depoimentos e atividades culturais voltadas às Agentes de Saúde de Pato Branco. Mas também haverá comercialização de pizzas (25/10) e o tradicional Jantar Rosa (30/10), para arrecadar donativos para o trabalho desenvolvido pela Casa de Apoio do Gama, que é referência na região Sudoeste.

Conforme a coordenadora da Casa de Apoio, Adriana Klein, a programação do Outubro Rosa objetiva a prevenção e, sobretudo, acolher quem está enfrentando ou já venceu o câncer de mama. “Visamos a recuperação do paciente, da família e da comunidade, porque o câncer atinge várias pessoas, o doente e quem está a sua volta. Se tivermos  a prevenção bem feita e o acolhimento, teremos resultados positivos. O câncer tem cura sim e as pessoas precisam procurar ajuda e parar de se sentir sozinhas”, afirmou Adriana.

 

OUTUBRO ROSA EM PATO BRANCO – PROGRAMAÇÃO

03/10 – Encontro motivacional e de prevenção ao câncer

Palestras, depoimentos e atividades culturais para as Agentes de Saúde de Pato Branco;

Local: Casa de Apoio;

Horário: 14h.

 

18/10 – 2º Circuito de Saúde da Mulher

Local: Praça Presidente Vargas;

Horário: 09h às 16h;

Ações: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, solicitação de mamografia, agendamento de preventivos, teste de estresse, sessão de beleza e cuidados com a pele, orientações sobre câncer de colo de útero e de mama. Ações realizadas por profissionais de saúde e voluntárias do Grupo Gama. Também acontecerão atividades culturais.

 

19/10 – 7ª Caminhada da Prevenção do câncer • Circuito Sesc de caminhada e corrida de rua 2014

Local: Avenida Tupi, em frente ao Sesc;

Horário: 07h30 – corrida 05 e 10 km / 08h30 – caminhada 04 km;

* Vista-se de rosa e venha para a rua!

 

22/10 – Palestra Motivacional

Visa envolver pacientes e familiares numa rede de recuperação e ações de autoestima e convivência;

Local: Auditório do Sindicomércio;

Horário: 20h.

 

25/10 – Dia da Pizza Solidária

Local: Casa de apoio do Gama;

Horário 09h às 16h;

Obs: O valor arrecadado será destinado à manutenção da Casa de Apoio de Pato Branco.

 

25/10 – Dia da Prevenção

Coleta de preventivo, solicitação de mamografias e orientações preventivas;

Local: Nas unidades de saúde dos bairros;

Horário: 08h às 17h.

 

30/10 – Jantar Rosa

Jantar com atrações artísticas, revelação e premiação dos vencedores do Concurso de Vitrines, exposição fotográfica com mulheres em tratamento de câncer de mama, entre outros;

Local: Clube Pinheiros;

Horário: 20h;

Ingresso: R$ 50,00;

Organização: Núcleo da Mulher Empresária – ACEPB.

 

01/10 a 30/10 – Palestras itinerantes sobre câncer de mama e prevenção

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários