Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria de Assistência Social oferta cursos gratuitos

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, está com inscrições abertas para diversos cursos e programas, entre eles o Ser Mulher. São 20 cursos e oficinas, gratuitos e para todas as idades. A participação da população objetiva fortalecer vínculos, estimular a qualidade de vida e preparar para o mercado de trabalho.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, conta que, assim como nos outros anos, a intenção foi contemplar a maior diversidade de público possível. “Queremos oferecer cursos que farão a diferença no dia a dia dos pato-branquenses, melhorando a qualidade de vida das famílias e oferecendo opções de lazer e renda”, explicou a secretária.

As primeiras atividades do ano serão o encontro de famílias do Centro Dia, às 19h do dia 02 de fevereiro e o Carnaval Social, no dia 20 de fevereiro, na Associação do bairro Cristo Rei, que contará com a participação de grupos de idosos, integrantes dos projetos sociais, escolas, públicos do CRAS e CREAS, entidades e a comunidade em geral.

Para as crianças e adolescentes

As atividades voltadas para crianças e adolescentes são: Projeto Batucação, cursos de Fotografia , Jiu Jitsu e Violoncelo.  Para participar, de qualquer uma dessas atividades, é necessário estar inscrito no CadÚnico ou estudar em escola pública. No momento da matrícula, um responsável deverá estar presente.

Para participar do Projeto Batucação, onde os participantes aprendem a tocar instrumentos de percussão, é preciso, ainda, ter de 09 a 17 anos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, no CRAS do bairro São João e no CRAS do bairro Sudoeste, de 01 a 09 de fevereiro.

A inscrição para o curso de Fotografia é de 07 a 23 de fevereiro, na Secretaria de Assistência Social e no CRAS do bairro São João. Para participar, é necessário ter de 10 a 17 anos. No curso, serão ministradas noções básicas da teoria da fotografia e aulas práticas, onde as crianças e adolescentes serão convidados a registrar a cidade através de novos olhares.

O curso de Jiu Jitsu, novidade deste ano, também está com as inscrições abertas, de 07 a 23 de fevereiro, e atenderá o público de 08 a 12 anos, oferecendo noções sobre a prática esportiva. As inscrições serão feitas na Secretaria de Assistência Social e no CRAS do bairro Sudoeste.

Já o curso de Violoncelo é voltado para crianças de 10 a 15 anos e as inscrições são de 07 a 23 de fevereiro, na Secretaria de Assistência Social.

Para as mulheres

O Projeto Ser Mulher é oferecido desde 2015, atendendo centenas de mulheres a cada edição, com cursos e oficinas que visam promover inclusão social e fortalecimento de vínculos, além de capacitação para geração de renda, estimulando mudanças sociais com integração e qualidade de vida.

Este ano, os cursos ofertados serão: costura nível I; costura nível II; costura avançada; quadros em crochê; sapatos de crochê; patchwork; bordados em chinelo; artesanato; artesanato em reciclagem; vasos de cimento; pintura em tecido; mosaico; confecção de sabão; salão de beleza básico; salão de beleza avançado; panificação; confeitaria; zumba; ginástica; e informática.

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Assistência Social, no CRAS do bairro São João e no CRAS do bairro Sudoeste. Inicialmente, os cursos serão voltados para as mulheres cadastradas no CadÚnico, que devem se inscrever de 07 a 23 de fevereiro. Após esta data, de 26 a 28 de fevereiro, as vagas remanescentes poderão ser ocupadas pelas mulheres da comunidade em geral.

Para os homens

Desenvolvido nas áreas de abrangência dos CRAS São João e Sudoeste, o projeto “Eles” atende mais de 200 homens. No formato de rodas de conversa, os encontros contam com a parceria da Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, União de Bairros, Associações de Moradores, igrejas, entre outros. No projeto, são repassadas informações importantes voltadas ao público masculino, como cuidados com a saúde, bem-estar, o papel do homem na família e na sociedade, previdência social e as oportunidades no mercado de trabalho para melhoria da renda familiar.

O primeiro encontro do ano, do Projeto Eles, será no CRAS do bairro São João, no dia 28 de fevereiro, a partir das 19h30. No segundo semestre, o grupo terá o curso de panificação.

Mais informações

As vagas para os cursos são limitadas e as inscrições seguem enquanto houver disponibilidade nas turmas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social, pelo 3225-5544, no CRAS do bairro Sudoeste, pelo 3220-6052 e no CRAS do bairro São João, pelo 3220-6059.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários