Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Norte-americana Harris começa a produzir em Pato Branco

Rádios de comunicação da Harris Corporation estão sendo produzidos pela Hi-Mix

 

O primeiro produto da empresa norte-americana Harris Corporation produzido no Brasil foi apresentado nesta terça-feira (05), em Pato Branco. Rádios de comunicação estão sendo produzidos pela empresa pato-branquense Hi-Mix. Inicialmente, por mês serão confeccionadas 800 unidades do aparelho, que será utilizado por policiais, bombeiros e profissionais que atuam com segurança pública no país. A produção nacional resulta de um protocolo de intenções entre a multinacional e o Governo do Estado, através do Programa Paraná Competitivo.

O rádio que está sendo produzido em Pato Branco era, até então, confeccionado apenas no Japão. Inicialmente, conforme o presidente da Harris no Brasil, Reinaldo Rezende, a produção paranaense terá como foco o mercado nacional. “Pretendemos vender esses produtos no Brasil todo, mas a expectativa é aumentar a produção e exportar também. Temos capacidade para produzir 15 mil unidades por ano e pretendemos, ainda, desenvolver novas aplicações”, adiantou.

De acordo com Reinaldo, a capacidade dos profissionais, o ambiente tecnológico existente em Pato Branco e a lei de incentivo específica para o setor, autoria do atual prefeito enquanto deputado estadual, foram fatores decisivos para instalação da empresa no Município. “Escolhemos Pato Branco pela qualidade da mão de obra e dos processos da Hi-Mix. Isso nos dá tranquilidade e confiança para produzirmos esse rádio aqui. Além disso, o Estado do Paraná e Pato Branco nos receberam muito bem”, pontuou.

O diretor da Hi-Mix, Túlio Lima, explica que o processo para instalação da unidade levou cerca de um ano, envolvendo desde a logística, infraestrutura e capacitação dos profissionais. Para ele, a produção dos equipamentos demonstra o diferencial da empresa, bem como de Pato Branco.

“O fato de sermos escolhidos para montar um produto de alta complexidade como esse, só demonstra a qualidade dos produtos que fabricamos. Nosso trabalho é referência, por isso estamos trazendo inovações como essa para Pato Branco e região”, salientou Túlio. A Hi-Mix está há 12 anos em Pato Branco e, hoje, conta com cerca de 750 colaboradores. Destes, aproximadamente 100 atuam na produção dos equipamentos da Harris Corporation.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a instalação de novas empresas na cidade valoriza o segmento tecnológico, gera empregos e fomenta a produção local. “É um orgulho muito grande para Pato Branco e para o Paraná. Estamos trabalhando para atrair novas empresas, gerar empregos e fortalecer”, enfatizou Zucchi.

A viabilidade do mercado brasileiro para equipamentos do gênero é pontuada pelo gerente-geral da área de Segurança Pública e Comunicação Profissional da Harris no Brasil, Eduardo Kamigauti. Ele frisa que o produto produzido em Pato Branco possui uma tecnologia complexa, pois a comunicação estabelecida pelo aparelho envolve a segurança de trabalhadores.

“Esse é um produto voltado para a área de missão crítica, que não pode falhar, porque, se falhar, coloca em risco a vida das pessoas. Com a unidade em Pato Branco, estamos conseguindo demonstrar que no Brasil existem empresas e pessoas qualificadas para produzir um equipamento com esse grau de complexidade”, destacou.

A Harris, empresa americana de comunicações e tecnologia da informação, possui 117 anos e está em 125 países. São três áreas de produção: rádios para segurança pública e rádios táticos para a área militar; tráfego aéreo; e satélites para indústria de óleo e gás.

Rádio

O rádio de comunicação Xe25, produzido em Pato Branco, tem alcance de 30 quilômetros. São 16 faixas de frequência e o aparelho também possui bluetooth. A tecnologia é japonesa e os componentes vêm do exterior. Cada aparelho leva em torno de um dia e meio para ficar pronto, cuja montagem é feita pela Hi-Mix.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários