Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Natal de União está mobilizando vizinhos e despertando a solidariedade pelos bairros de Pato Branco

Jurados iniciaram as visitas às árvores decoradas pelos moradores nesta terça-feira, dia 04

 

O projeto Natal de União, uma das atrações do Natal de Pato Branco 2018, está acontecendo pela primeira vez e já vem alcançando o seu objetivo principal, que é a mobilização de amigos e vizinhos em um ambiente de união e solidariedade. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Departamento de Imprensa, juntamente com a União das Associações de Moradores de Bairros e Conselho Municipal de Assistência Social, mobilizou os moradores dos bairros de Pato Branco a fazerem parte das comemorações natalinas, com a criação de árvores de Natal coletivas.

Após os prazos para inscrições e retirada dos kits natalinos, compostos com enfeites variados para iniciar a decoração de cada árvore, confeccionados em tecido pelas alunas de Corte e Costura do Projeto Ser Mulher, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, os moradores realizaram a elaboração e decoração das árvores de natal, sendo que nesta terça-feira, dia 04, os jurados iniciaram as visitas aos bairros para realizar as avaliações das árvores.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, acompanhou os jurados nesta primeira visita. “Estamos realmente satisfeitos e felizes com a dimensão que o projeto alcançou. São árvores lindas, compostas por elementos que intensificam o sentimento do Natal, despertando adultos e crianças para o significado de cada símbolo utilizado na decoração”, destacou a secretária.

Para acompanhar o processo, Anne explicou que foi criado um grupo no Whatsapp e, por meio dele, os participantes de cada bairro foram postando fotos dos trabalhos realizados com a participação de inúmeros moradores. “Nosso maior objetivo já foi alcançado, que é a união entre os amigos e vizinhos e o fortalecimento de valores e bons sentimentos”, comemorou Anne.

Mariza Medeiros, diretora do Departamento de Imprensa, explica que a ideia surgiu com o intuito de envolver a comunidade nas comemorações natalinas do Município, visando a integração e união dos moradores em prol de um único objetivo: o de deixar os bairros ainda mais bonitos para receber a data mais especial do ano, o Natal. “O que encontramos nesta primeira visita foi a certeza de que o estímulo às boas ideias gera um resultado incrível! Estamos muito felizes com a receptividade ao projeto e a diversidade das árvores”, ressaltou.

Opinião dos participantes

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera, Caroline Morello Vieira, foi uma das envolvidas com a confecção da Árvore Encantada. Ela conta que adora o Natal e que, juntamente com os representantes da Igreja Católica do Bairro, e os moradores que, prontamente comprometeram-se com a decoração da árvore, resolveram construir uma árvore utilizando madeira que teve o intuito de remeter às árvores em si, mas de uma maneira estilizada, mantendo o espírito natalino com a característica inovadora presente em Pato Branco.

“Nos motivamos a construir a árvore movidos pela união e espírito natalino entre os moradores e assim foi durante todo o processo, que contou com a parceria de vizinhos na elaboração do projeto, na manufatura, na compra de mais enfeites e até na doação das luzes”, explicou Caroline.

O morador do Bairro São Vicente, Zilmar Willms, conta que a adesão dos moradores para a decoração da Árvore de Natal foi significativa. “Todos eles gostaram da ideia e se dispuseram a ajudar a montar a árvore. Alguns doaram enfeites, outros colaboraram em dinheiro para comprar os elementos adicionais e muitos vieram, pessoalmente, emprestar um pouco do seu tempo para decorarmos a árvore”, explicou Zilmar.

No Bairro Santa Terezinha, que decorou a Árvore da Primavera, os elementos utilizados foram flores, borboletas e pássaros. “O incentivo gerou mobilização dos moradores, promovendo o espírito natalino que é muito importante para trazer paz e harmonia para toda a sociedade. Sendo uma novidade para adultos e crianças do nosso Bairro”, contou o presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha, Adilson Luis Stanqueviski,

A moradora do Bairro Pinheiros, Simone Souza, foi uma das idealizadoras da Árvore Pinheiro Solidário e conta que foram realizadas reuniões para pedir o apoio, decidir sobre o tema da decoração e qual árvore seria utilizada. “Ficou definido que, nada mais simbólico do que utilizar pinheiros de verdade para a decoração. Depois disso, coletamos materiais recicláveis, entre eles, caixas de papel e plásticos para utilizamos como elementos decorativos para as árvores. Todos contribuíram, inclusive as crianças, nos ajudando a pintar e a elaborar os cartões dos presentes com mensagens de saúde, amor e paz”, disse Simone.

Ela afirma que o projeto colaborou para a união das pessoas. “Estamos muito felizes, pois nos tornamos um grupo, com o envolvimento de todas as famílias. Ao meu ver, o projeto uniu a cidade, pois nós queremos convidar todos para virem ver a nossa árvore, assim como nós iremos visitar as demais”, convidou Simone.

Cronograma de visitas

A Comissão Especial do Natal está avaliando a decoração em cinco quesitos: criatividade, originalidade, beleza, participação dos moradores e diversidade. Cada um deles está sendo pontuado e, ao final, para a árvore que receber a maior pontuação, haverá uma premiação, ofertada pelo Grupo Vibra, para a Associação de Moradores de Bairro vencedor.

Confira a seguir o cronograma de visitas, bem como, os locais de todas as árvores.

 

04.12.2018 – 19h30

 

Bairro Jardim Primavera

Árvore Encantada

Endereço: Rua Itabira – ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima

 

Bairro Santa Terezinha

Árvore da Primavera

Endereço: Praça do Bairro

 

Bairro São Vicente

Árvore Arte de Natal

Endereço: pátio da Capela da Igreja

 

Bairro Industrial

Árvore da Amizade

Endereço: Academia do Polo Esportivo

 

Bairro Pinheiros

Árvore Pinheiro Solidário

Endereço: esquina do Clube Pinheiros

 

06.12.2018 – 19h30

 

Bairro Parque do Som

Árvore da União

Endereço: Rua Ararigbóia, em frente a Associação de Moradores

 

Bairro La Salle

Árvore da Integração

Endereço: Rua Maria Naura Rigon, em frente ao nº 80

 

Bairro Vila Izabel

Árvore da Integração

Endereço: Academia da Terceira Idade

 

São Roque do Chopim

Árvore da União

Endereço: Avenida Câmara Junior, em frente ao Colégio Estadual

 

10.12.2018 – 19h30

 

Bairro Anchieta

Árvore da Amizade

Endereço: Academia da Terceira Idade

 

Bairro Menino Deus

Árvore da Benevolência

Endereço: Igreja do Bairro

 

Bairro São Francisco

Árvore São Francisco de Assis

Endereço: Pavilhão da Comunidade

 

Bairro Fraron

Árvore Retratos do Nosso Bairro

Endereço: Rua José Tatto – Praça do Bairro

 

 

12.12.2018 – 19h30

 

Bairro Cristo Rei

Árvore Coqueiro da Felicidade

Endereço: Associação de Moradores

 

Bairro Novo Horizonte

Árvore do Presente

Endereço: Rua Principal – antiga Unidade de Saúde

 

Bairro Santo Antônio

Árvore de Santo Antônio

Endereço: Rua Guaporé, nº 320

 

Bairro Alvorada

Árvore da Solidariedade

Endereço: Rua Castro Alves, nº 368

 

Bairro Gralha Azul

Árvore Iluminadora

Endereço: Rua Jaury H. Souza, nº 431 – pátio da Escola Municipal

 

18.12.2018 – 19h30

 

Bairro São Cristóvão

Árvore Renascer

Endereço: Rua Luiz Xavier esquina com Coelho Neto

 

Bairro Morumbi

Árvore Natal em Família

Endereço: em frente ao Polo Esportivo

 

Bairro Jardim Floresta

Árvore Comunicação Extensiva

Endereço: Praça do Bairro – ao lado da igreja

 

Bairro Planalto

Árvore da Paz

Endereço: pátio da Escola Estadual São João Bosco

 

Bairro Alto da Glória

Árvore da Paz

Endereço: Centro Comunitário

 

Bairro São João

Árvore da Esperança

Endereço: pátio da Escola Municipal Udir Cantu

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários