Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Natal de Pato Branco é magia em toda a cidade

A decoração natalina foi realizada em diversos pontos, fazendo com que o encanto pela data seja vivido em cada espaço

O Natal de Pato Branco a cada ano reconquista os pato-branquenses e visitantes, encantando adultos e crianças com o maior desfile natalino, a programação cultural e a decoração colorida e iluminada. Milhares de pessoas aproveitam os cenários para passear com os amigos e familiares, vivendo a alegria da época e registrando os momentos em belas fotografias.

O principal local de visitação é a Praça Presidente Vargas que, juntamente com a lateral da Igreja Matriz e a Casa do Papai Noel, que este ano está com o tema “Circo”, compõe a “Vila do Papai Noel”. O espaço, este ano, também recebeu o “túnel da magia”, com luzes fazendo um caminho pelo local onde as os visitantes podem encontrar as casinhas com cenas natalinas, a ponte, o casal de patos, a carruagem e o cavalo, o trenó com presentes puxado pelas renas e o coreto com uma banda de Papais Noéis.

Outro detalhe que vem cativando os visitantes, é o grande totem com um “Feliz Natal” escrito em vermelho. O adereço já está fazendo parte das composições fotográficas de quem está apenas registrando o passeio e dos que fazem seus ensaios de gestante, bebê ou casamento, por exemplo, utilizando a decoração como pano de fundo.

A coordenadora da decoração, Marlice De Cristo, conta que os espaços vem recebendo bastante atenção dos visitantes. “Percebo que as pessoas não visitam a nossa decoração apenas passando por ela, mas sim, vivendo aquele momento, parando em cada um dos elementos, percebendo seus detalhes e utilizando os cenários para fazerem suas fotos. Há todo um envolvimento com o nosso Natal, tanto por parte dos visitantes quanto da nossa equipe, que se dedica incansavelmente para fazer essa festa, proporcionando a todos as melhores experiências e lembranças nessa data tão especial”, destacou Marlice.

Realidade Aumentada

Outra novidade na “Vila do Papai Noel” e na Praça, são os cenários que utilizam a tecnologia de realidade aumentada para as fotografias. Neles, os visitantes podem fazer fotos e vídeos com personagens e elementos natalinos, que são inseridos nas imagens a partir da utilização de um aplicativo de realidade aumentada, que é ativado por meio da leitura de QR Codes, oportunizando assim a experiência interativa e tecnológica.

Para fazer fotos e vídeos com a realidade aumentada, basta acessar a Play Store e baixar o aplicativo gratuito, intitulado “Natal de Pato Branco”. Ao abri-lo, é necessário permitir a utilização da câmera do celular. Nos cenários que possuem a tecnologia, há banners com as orientações de como usar o aplicativo e com os QR Codes que devem ser lidos pelo app. Basta aproximar o celular e ativar a leitura do código por parte do aplicativo e usar a criatividade para fazer os registros com personagens natalinos.

Parque do Alvorecer

Neste ano, a decoração também foi expandida para o Parque do Alvorecer, local que desde a inauguração recebe, diariamente, centenas de visitantes. No espaço foram colocados bancos com cenários compostos de árvores com arabescos de luzes e palavras que remetem a bons sentimentos, como “amizade”, “felicidade”, “família” e “amor”.

Há, também, guirlandas decorativas, árvores natalinas, árvores iluminadas com 12 metros de altura, luzes nos lagos e na fachada, bem como, nas árvores naturais do Parque, que também receberam elementos natalinos. Além disso, nos dois decks dos lagos, grandes molduras em formato de porta-retrato foram inseridas à paisagem, para que os visitantes utilizem ao fazer as fotos.

Outros locais

Tradicionalmente já realizada em Pato Branco, manteve-se a decoração nas araucárias das ruas Tocantins, Caramuru e Bento Gonçalves. Também receberam adornos natalinos os postes republicanos, as rotatórias, as ruas do anel central da cidade, os trevos, a Rodoviária, a Prefeitura e a Praça da Casa do Artesanato.

Natal de União e Noites Iluminadas

Para incluir os bairros nas comemorações do Natal de Pato Branco, este ano aconteceu o projeto “Natal de União”, cujo objetivo era a decoração de uma árvore de natal coletiva em cada bairro, com a participação das famílias, amigos e vizinhos no processo.  No total, 20 bairros projetaram suas árvores e mobilizaram os moradores.

Já entre as empresas e lojas, foi promovida a campanha “Noites Iluminadas”, promovido pelo Núcleo de Empreendedores Jovens (NEJ) da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), onde a intenção foi motivar empresários e comerciantes a decorarem fachadas e vitrines com os elementos de Natal.

Casa do Papai Noel

A visitação na Casa do Papai Noel segue até 06 de janeiro, de domingo a domingo.  O espaço recebe os visitantes das 14h às 18h e das 19h às 22h45 – inclusive no dia 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o local estará aberto das 14h às 18h.

Roda-gigante e carrossel

Tradição no Natal de Pato Branco, a roda-gigante com 30 metros de altura voltou a fazer parte das atrações. Há, ainda, como opção para as crianças menores, a cavalaria, do tipo carrossel. Os brinquedos funcionam todos os dias, até 06 de janeiro, das 14h às 23h.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários