Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município de Pato Branco promove Natal de União

O projeto visa oportunizar a integração da cidade na promoção do Natal de Pato Branco

 

O tradicional Natal de Pato Branco deste ano contará com o Projeto Natal de União, desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Departamento de Imprensa, juntamente com a União das Associações de Moradores de Bairros e Conselho Municipal de Assistência Social. O projeto objetiva incentivar os moradores dos bairros de Pato Branco a fazerem parte das comemorações natalinas, com a criação de árvores de Natal coletivas.

A inscrição está sendo feita pelo presidente de cada bairro que, de imediato, já recebe um kit com enfeites para iniciar a decoração da árvore. No kit há papais-noéis, árvores de Natal, doces, entre outros enfeites, confeccionados em tecido pelas alunas de Corte e Costura do Projeto Ser Mulher, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social.

“Os enfeites são muito bonitos e nossa intenção é incentivar a decoração oferecendo alguns itens iniciais, para que os moradores possam começar a decorar a árvore escolhida por eles”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali. Ela conta que a árvore escolhida pode ser uma natural, situada no bairro, ou então pode ser criada uma artificial e deve ser estabelecida uma temática na utilização dos enfeites.

O objetivo do projeto é a mobilização dos moradores, promovendo a integração entre os vizinhos, a continuidade dos costumes, a união entre familiares na realização da decoração, bem como o sentimento de contentamento entre as crianças e adultos. Busca-se, ainda, oportunizar que os pato-branquenses e os visitantes possam passear pelos bairros da cidade e admirar os trabalhos realizados.

Cada bairro participante terá sua árvore visitada por uma Comissão Especial do Natal, que irá avaliar a decoração em cinco quesitos: criatividade, originalidade, beleza, participação dos moradores e diversidade. Cada um deles será pontuado e, ao final, para a árvore que receber a maior pontuação, haverá uma premiação, ofertada pela União de Bairros, em parceria com o Grupo Vibra, para a Associação de Moradores do Bairro vencedor.

“Queremos que o Natal seja visto, sentido e visitado em todos os locais de nossa cidade, promovendo o fortalecimento, cooperação, integração, espírito de solidariedade e vínculos comunitários. Além disso, visamos oferecer opções de lazer para os moradores e visitantes, fomentando nosso turismo e consolidando o Natal de Pato Branco como o maior do Paraná”, afirmou Anne.

Campanha Noite Iluminadas

Neste ano, a outra novidade é promovida pelo Núcleo de Empreendedores Jovens (NEJ) da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), que está realizando a Campanha Noites Iluminadas. A iniciativa concederá premiação à loja ou empresa, situada em Pato Branco, que elaborar a melhor decoração nas categorias fachada ou vitrine. A premiação, em dinheiro, totaliza R$ 14.000,00, distribuídos nos 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.

Os regulamentos do Projeto Natal de União e da Campanha Noites Iluminadas estão disponíveis em: www.patobranco.pr.gov.br/nataldepatobranco.

Natal de Pato Branco

O desfile de abertura do Natal de Pato Branco, considerado o maior desfile de Natal do Estado do Paraná, será no dia 1º de dezembro, um sábado, às 20h, nas imediações da Praça Presidente Vargas. Os ensaios acontecem desde julho e, neste ano, cerca de 300 voluntários darão vida aos personagens do desfile, que terá o tema “Natal todo dia”.

A abertura também marca o acendimento das luzes de Natal nas decorações, distribuídas em vários pontos da cidade, lembrando que, este ano, um dos destaques será a decoração do Parque do Alvorecer.

Em 2017, mais de 40 mil pessoas estiveram presentes e assistiram ao desfile de abertura. Considerando os 43 dias de programação turística, a cidade recebeu mais de 305 mil visitantes na edição passada.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários