Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Museu do Videogame resgata 43 anos de história na Inventum 2015

Que tal uma exposição na qual os visitantes podem conhecer, rever e até jogar mais de 40 anos de evolução dos videogames em um só lugar? Esse é o Museu do Videogame Itinerante, atração na 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015, de 03 a 07 de novembro, no Centro Regional de Eventos.  Além de conferir mais de 200 consoles de todas as gerações, os visitantes poderão jogar em mais de 30 consoles clássicos e até em modelos mais recentes. Entre as atrações também haverá desafios Just Dance, simuladores de corrida, entre outros.

“A Inventum é uma grande feira de inovação e tecnologia. Por isso, buscamos essa atração, pois remete à história de um aparelho com jogo eletrônico, que desde o primeiro console marcou como inovação e oportunidades de negócios e desenvolvimento tecnológico na área do entretenimento. Na Inventum teremos a possibilidade de reviver, conhecer e interagir com esse ambiente criativo ”, justifica o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

O Museu do Videogame Itinerante, que somente este ano já recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes em oito estados, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e, em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits do game Drive Club para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. O evento também conta com displays da Nintendo, com o Wii U.

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento é o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou www.museudovideogame.org.

A Inventum 2015 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio,  Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários