Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município revitaliza antigo PAM e centraliza atendimentos

Obras visam otimizar atendimentos odontológicos, farmácia e COAS

 

O Município de Pato Branco está revitalizando o antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM), infraestrutura situada junto à Secretaria Municipal de Saúde, na rua Paraná, Centro. Com a nova condição, a área de 785,90 m² sediará a Farmácia Central, o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) e a unidade de odontologia do Centro, reunindo em um único lugar os principais atendimentos de saúde, ofertando mais comodidade à população.

Para realização das obras, a Prefeitura está investindo R$ 106.749,29 em recursos próprios. A secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta, salienta que as mudanças representam um pedido antigo da população, principalmente no que refere-se ao atendimento odontológico para os moradores da região central, que hoje são atendidos no Bortot.

“Com a transferência desses atendimentos para o antigo PAM, disponibilizaremos espaços amplos e estruturados para atender a população perto de suas casas. Essas eram reivindicações dos usuários e dos profissionais de saúde”, ressalta Antonieta.

Entre as melhorias oportunizadas pela revitalização, a Farmácia Central contará com um amplo espaço para estoque de medicamentos, além de ampla recepção, mais confortável para receber os usuários. O COAS, que hoje funciona na unidade de saúde do Bortot, também contará com uma estrutura otimizada para atendimento, com leitos, consultórios, entre outros. No caso da unidade odontológica para os usuários que abrangem o Centro, serão dois consultórios, para atendimento adulto e pediátrico.

Infraestrutura e mais profissionais

Além da estruturação física, a unidade de saúde do Centro contará com duas novas Equipes de Estratégia, Saúde da Família (ESF). Isso significa que moradores dos bairros Cadorin, Bancários, Brasília, Pinheiros, Parzianello, La Salle e Parque do Som também serão atendidos na unidade central.

“Com essas novas equipes de ESF, estaremos cobrindo 100% da população, pois temos um planejamento voltado para melhor atender os moradores dos bairros. Além disso, na sequência, realizaremos melhorias na unidade de saúde do bairro Bortot, onde hoje funciona o COAS”, adianta Antonieta.

Além da reforma do antigo PAM, atualmente acontece a construção de quatro novas unidades de saúde, nos bairros Industrial, Novo Horizonte, São Cristóvão e Fraron. Juntas, as unidades atenderão cerca de 21 mil pato-branquenses, com investimentos superiores a R$ 4 milhões entre recursos do Município e dos governos Federal e do Estado.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários