Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município reuniu cerca de 450 agricultoras em comemoração ao Dia da Mulher

O Município de Pato Branco juntamente com sindicatos, associações e entidades ligadas à agricultura, promoveram nesta terça-feira, dia 08 de março, o 16º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A programação realizada no CTG Tarca Nativista, reuniu cerca de 450 agricultoras, de 33 comunidades, que tiveram um dia especial, onde participaram de palestras, atividades de recreação e testes rápidos de saúde.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o encontro foi um momento de comemoração e reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. “O Dia Internacional da Mulher relembra a luta e reconhece a atuação feminina na cidade. Essa data também serve para lutarmos contra a violência e buscarmos a valorização das mulheres, que desde a colonização se fazem presentes na construção da nossa sociedade, sendo a base das famílias e de todo o nosso desenvolvimento humano e social”, ressaltou Zucchi.

O evento representou mais uma ação do Programa Flor do Campo, desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco e que oportuniza qualidade de vida e autoestima à mulher agricultora. Além deste, o prefeito Zucchi destacou a representatividade de outro programa municipal, o Programa de Desenvolvimento da Agricultura (Prodeagri), que já atendeu mais de 130 pequenas propriedades rurais desde dezembro de 2015.

A presidente da Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Fernanda Felipe, afirmou que a integração entre as agricultoras contribui na qualidade de vida. “Foi mais um momento especial, onde pudemos fugir da rotina e participar de atividades diferentes, com palestras e atividades de recreação”, contou.

A agricultora Lidia Balbinotti, da comunidade de São Miguel Cachoeirinha, contou que adora participar do projeto Flor do Campo e que, por isso, fez questão de comparecer no encontro. “Sempre é ótimo aprender algo novo. Com os cursos, presenteamos os amigos, enfeitamos a casa e até conseguimos melhorar a renda da família”, explicou Lídia.

Para Nilse Bonetti, da comunidade de Linha Damasceno, além do encontro com as amigas, o momento propiciou aprendizagem. “Este dia foi especial, porque além de nos encontrarmos, aprendemos algo diferente e isso é ótimo para nos valorizarmos e, assim, conquistarmos nosso espaço, com a autoestima lá em cima”, comemorou Nilse.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, reafirmou o compromisso de manter o Flor do Campo, ressaltando que o programa foi aprimorado e, além dos cursos de culinária, transformação de alimentos e artesanato, passou a oferecer oficinas de ginástica em 2015.

“O programa Flor do Campo continuará, já que são cerca de 300 agricultoras participando dos cursos, onde têm a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e contribuir na qualidade de vida da família”, avaliou o secretário.

O evento contou com a presença, ainda, do vice-prefeito de Pato Branco, Ivo Polo; do presidente da Câmara de Vereadores, Ito Oliveira; do presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Avelino Zoche; do presidente da Sociedade Rural Pato Branco, Eucir Brocco; do chefe-regional do Instituto Emater, Luiz Francisco Lovato; e do presidente da Central das Associações de Produtores Rurais, Ivonir Bernardi. Compareceram, também, os vereadores Leunira Tesser, Claudemir Zanco, Vilmar Maccari, Laurindo Cesa e Enio Ruaro.

Realização

O 16º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco foi realizado pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco, Sindicato Rural de Pato Branco, Central das Associações de Produtores Rurais de Pato Branco, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), Senar e Emater/PR. O evento contou com apoio da Coopertradição, da Planta Floricultura e da Secretaria Municipal de Saúde, através do COAS.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários