Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município reúne instituições de ensino na Inventum 2017 e na Campus Weekend

Na semana passada, encontros realizados em Curitiba e Pato Branco reuniram a reitoria da UTFPR e representantes do Núcleo Regional de Educação. Nesta quarta-feira, dia 03, foi a vez da UFFS receber a equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Chapecó

O Município de Pato Branco está desenvolvendo uma série de ações para divulgar e atrair um grande público para a Inventum 2017, a terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que será realizada de 14 a 18 de outubro. Neste ano, a feira receberá a Campus Weekend Pato Branco, promovida pelo Instituto Campus Party, nos dias 14 e 15 de outubro. Os eventos contarão com a parceria de universidades, faculdades, entidades, empresas do setor e do Governo do Estado do Paraná.

Na semana passada, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, esteve no câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), quando se reuniu com o reitor da universidade, Luiz Alberto Pilatti, bem como com diretores e representantes de todos os campi da instituição. “Estaremos presentes, contribuindo para que a feira seja um grande sucesso”, pontuou Pilatti.

O objetivo da municipalidade é atrair um número significativo de acadêmicos da UTFPR no evento, participando das competições de robótica, drones, hackatons e expondo os projetos desenvolvidos. “Os acadêmicos da UTFPR de Apucarana, por exemplo, estão desenvolvendo o projeto das camisetas tecnológicas da feira. Já os alunos do câmpus Pato Branco, do curso de Administração, estão auxiliando na organização das palestras, e os cursos da área de Informática farão sua semana acadêmica durante a programação da feira, entre outras atividades que estão sendo organizadas”, conta.

Géri lembra que além das atividades promovidas pela UTFPR, a Inventum reunirá as demais instituições de Ensino Superior existentes em Pato Branco e na região Sudoeste do Paraná, além do Oeste de Santa Catarina. Aliás, nesta quarta-feira, dia 03, ele participou de um encontro no câmpus Chapecó da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), com o reitor da instituição, Jaime Giolo e demais docentes do câmpus.

“O envolvimento de toda a sociedade e dos parceiros demonstra que a Inventum, desde sua primeira edição, tem sido uma importante oportunidade para demonstrarmos os avanços possibilitados quando a tecnologia é inserida em diferentes contextos, agregando benefícios para todas as áreas, especialmente para a educação, saúde, agricultura e indústria”, enfatiza Géri.

Criatividade e tecnologia em quatro rodas

Além disso, também na semana passada, o Município apresentou o projeto da Inventum 2017, bem como da Campus Weekend Pato Branco, para professores e diretores dos colégios estaduais que compõem a abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE). Na ocasião, também foi lançado um concurso que objetiva envolver alunos e professores da rede pública de ensino de Pato Branco e região. O concurso ocorrerá durante a Inventum 2017 e compreenderá o desenvolvimento de protótipos de veículos inteligentes.

A competição, denominada “Corrida maluca”, será coordenada pelo curso de Engenharia Mecânica da UTFPR – Câmpus Pato Branco, e objetiva estimular a criatividade dos alunos, o trabalho em equipe, o empreendedorismo, o conhecimento científico e, de forma geral, aproximar os alunos do ambiente acadêmico. “Cada escola receberá um chassis e orientação de acadêmicos para construir o carro.  Cada equipe terá como desafio concluir o veículo pensando na identidade visual, nas rodas, sistema de frenagem, nos componentes tecnológicos, entre outros. A avaliação dos protótipos considerará quesitos de segurança, velocidade, tecnologias embarcadas, distância de frenagem, criatividade e até mesmo a coreografia utilizada na apresentação”, adianta Géri.

Representatividade para a região

Essa será a primeira vez que uma edição da Campus Party ocorrerá em uma cidade de médio porte, o que demonstra a representatividade de Pato Branco enquanto “cidade inteligente”, bem como da região, no cenário tecnológico nacional. “A realização da Inventum, como uma feira com formato e conteúdo inovadores, teve grande aceitação da comunidade e das entidades, tanto da região Sudoeste do Paraná quanto para o Oeste de Santa Catarina. Estamos envolvendo a comunidade no desenvolvimento do ambiente de ciência, tecnologia e inovação, o que certamente trará muitos benefícios futuros”, reforça Géri.

Juntas, a Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco reunirão cerca de 70 conferências e mais de 15 workshops de tecnologia, inovação e empreendedorismo. A programação também terá palestrantes renomados de outros países, apresentando seus trabalhos. Até agora, o Instituto Campus Party promoveu experiências tecnológicas apenas em grandes centros, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Barcelona (Espanha), Cidade do México (México), Buenos Aires (Argentina), entre outros. Em Pato Branco, o encontro será latino-americano, confirmando a cidade e a região como referências tecnológicas no País. Em 2015, a Inventum recebeu mais de 60 mil visitantes.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários