Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco promove a 6ª Conferência Municipal das Cidades

 

Evento acontece no dia 02 de junho, com o tema “A função social da cidade e da propriedade”

O Município de Pato Branco está organizando a 6ª Conferência Municipal das Cidades, que terá o tema “A função social da cidade e da propriedade”. A programação, com palestras e debates, acontecerá no dia 02 de junho, no auditório da Câmara Municipal de Pato Branco. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e pelo Conselho Municipal do Plano Diretor (Coplan), com apoio da Câmara Municipal. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no evento, das 13h às 13h30.

Com o lema “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, a conferência terá como ponto de partida diretrizes de três eixos temáticos. O primeiro abordará a cidade que temos e a cidade que queremos; o segundo, a função social da cidade e da propriedade; e o terceiro, o Plano Diretor e o Conselho Municipal da Cidade.

Para o secretário municipal de Planejamento Urbano, Emerson Michelin, as obras precisam ser pensadas com antecedência para serem executadas atendendo as necessidades dos moradores.  “Por isso, é fundamental que pensemos na mobilidade, no acesso ao transporte público, no saneamento e na habitação, sempre idealizando o desenvolvimento de Pato Branco com qualidade de vida”, explicou o secretário.

A coordenadora adjunta da conferência, Silmara Strassburger, afirma que o intuito do encontro é discutir, junto à sociedade, melhorias para as cidades. “Contar com o apoio da comunidade na elaboração do planejamento urbano é fundamental, pois é ela que vive a cidade, os espaços públicos e os privados. Por isso, contamos com a participação da população”, ressalta Silmara.

Conferência

De acordo com o último Censo, o Brasil tinha mais de 190 milhões de habitantes em 2010; sendo que 84 de cada 100 habitantes moravam em área urbana e, de acordo com os estudos da ONU, este percentual deve subir para 90% em 2020. Por isso, discutir a qualidade de vida nas cidades é tão importante.

Na abertura da 6ª Conferência Municipal das Cidades de Pato Branco, haverá uma palestra sobre os três eixos temáticos, ministrada por Marilda Thomé Paviani, que atua junto a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Cascavel e possui experiência nas áreas de saneamento, habitação e organização comunitária. Durante o evento, serão indicados 18 delegados para representar o Município na Conferência Estadual. A realização do evento ocorre conforme diretrizes do Ministério das Cidades. Mais informações através do site  www.patobranco.pr.gov.br/conferenciadascidades.

Programação

02 de junho (quinta-feira)

13h – Credenciamento e abertura;

13h30 – Solenidade de abertura;

14h10 – Socialização do tema da conferência / Palestra Magna

15h50 – Leitura e aprovação do Regimento Interno;

16h30 – Coffe Break

16h50 – Formação dos grupos de trabalho para análise e discussão dos temas e encaminhamento para as salas de debate;

19h – Coffe Break

19h20 – Retorno e apresentação das propostas levantadas pelos grupos;

20h20 – Encaminhamentos e inscrição dos delegados para a 6ª Conferência Estadual das Cidades;

21h – Encerramento.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários