Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município levou esporte e recreação a 7 mil pessoas dos bairros e Centro

 

Em 2015, a Prefeitura de Pato Branco realizou nove edições do projeto Rua de Lazer, que envolveu as famílias em atividades de recreação, esporte e lazer

 

A Prefeitura de Pato Branco atendeu cerca de 7 mil pessoas no projeto Rua de Lazer em 2015. Foram nove edições envolvendo moradores dos bairros e do Centro. No último sábado (12), a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso encerrou as atividades do ano com a Mega Rua de Lazer, realizada no ginásio Dolivar Lavarda com opções de recreação e esporte para crianças e adultos.

A diretora de Projetos Sociais da Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, Adriana Carla Manfredini, destaca que a iniciativa objetiva reunir as famílias em alternativas diversificadas de lazer. “Durante o ano, contamos com outras secretarias municipais e entidades na realização do projeto, mobilizando a comunidade que sempre nos prestigia e colabora para efetividade da iniciativa”, ressalta Adriana.

Em 2015, a Rua de Lazer aconteceu na comunidade de São Roque do Chopim, assim como nos bairros Santa Terezinha, São João, Gralha Azul, Jardim Primavera, Alvorada, Bortot e Centro. A iniciativa também integrou projetos desenvolvidos por outras entidades, como o “Educação Física na Praça”, promovido pela Faculdade de Pato Branco (Fadep), a Semana Nacional de Trânsito e o “RPC na Praça”.

A diversidade dos brinquedos dispostos em cada edição chama atenção das crianças e atrai as famílias. Vôlei gigante, carrinho de rolimã, pintura em papel craft, minitênis de mesa, futebol de botão, peteca e badminton são exemplos de atividades desenvolvidas no evento. “Em cada edição fazemos uma adaptação de brincadeiras a serem ofertadas, pensando também na realidade de cada localidade, assim como visando diferenciar o projeto”, destaca Adriana.

Neste ano, a Rua de Lazer ganhou um brinquedo especial, o toboágua. A atração itinerante diversifica os eventos realizados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso e tem garantido a diversão de pais e filhos. Para tanto, o Município investiu R$ 30.060,00 em recursos próprios na aquisição e funcionamento do equipamento que possui 70 metros de extensão.

De acordo com Adriana, o brinquedo teve boa receptividade por parte da população. “Tivemos bastante procura nas três ocasiões em que o montamos e, para o próximo ano, a perspectiva é que tanto o toboágua quanto a Rua do Lazer continuem e tenham novidades, visando atender diversas faixas etárias”, diz Adriana.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, iniciativas do gênero unem as famílias e ainda representam qualidade de vida para a população, completando os investimentos em infraestrutura a exemplo da revitalização da praça Presidente Vargas e do Centro Multiuso (antiga Fespato).

“Ao criarmos a Secretaria de Esporte, desenvolvemos um planejamento pelo fortalecimento do esporte em Pato Branco, sobretudo pela promoção de momentos de congraçamento às famílias. Projetos como a Rua de Lazer envolvem pais e filhos, estimulam hábitos saudáveis e representam uma condição diferenciada de lazer”, ressalta Zucchi.

Aprovação do público

A Mega Rua de Lazer realizada no último sábado (12) contou com a participação de aproximadamente mil pessoas. Entre elas estava Marizete de Almeida, 34 anos, moradora da comunidade de Fazenda da Barra, que participou do encontro com a filha Juliana, 5 anos. “Além de ter oportunidade de fazer novas amizades, minha filha saiu da rotina do dia a dia que, normalmente, seria apenas ficar em frente à televisão. Atividades assim possibilitam uma mudança de comportamento das crianças”, explicou Marizete.

Quem também gostou do evento foi Maria Eloisa Dangui Pereira, 11 anos. “Adorei todas as brincadeiras e as outras crianças, foi muito legal”, comemorou Maria Eloisa.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários