Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município leva mais esporte aos bairros

Crianças, jovens, adultos e idosos praticam esporte perto de casa. Atividades chegam a 15 bairros de Pato Branco

 

“Venho de segunda a quinta-feira, faço futsal e handebol”, conta Alexander Cavalheiro Zambon, 10 anos, que agora pode praticar os esportes preferidos pertinho de casa, no bairro Planalto. São 875 crianças, jovens, adultos e idosos que, assim como ele, participam de atividades esportivas ofertadas pela Prefeitura de Pato Branco, no Centro de Desenvolvimento Esportivo e Lazer (Cedel) do bairro Planalto, que também atende moradores do Bela Vista, Alto da Glória e São João. No local acontecem cerca de 7 mil atendimentos por mês.

Essa é a primeira vez que Alexander participa de oficinas do gênero. “À tarde eu não fazia nada, ai comecei vir aqui jogar futsal e handebol. Gosto dos dois esportes, o handebol eu nem conhecia. Os professores são legais e aqui também posso brincar com os meus colegas”, diz.

Questionado porque não perde nenhuma aula, o amigo João Pedro Leonarchik Antunes, 11 anos, tem um relato bem parecido. “Comecei a gostar do esporte também, porque aqui tem os meus amigos. Gosto mais de futsal, mas sou melhor no handebol. É muito legal e as crianças têm que participar. Meus pais me incentivam muito”, conta.

Depois   que o ginásio do Planalto foi reformado, a Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso pôde ampliar a oferta de oficinas. Um exemplo são as aulas de Ginástica Rítmica, que há menos de um mês também são ofertadas no local. Para Vanessa Lopes, 13 anos, a oportunidade de praticar o esporte foi um reencontro. “Pratico GR há seis anos e, agora posso praticar perto de casa. GR é um esporte que faz bem, me inspiro bastante nas ginastas brasileiras”, frisa.

No local, acontecem oficinas de futsal, ginástica rítmica, handebol, ginástica para as mulheres e iniciação esportiva. Os idosos também recebem atendimento especial. Mas essa realidade também contempla outros bairros da cidade, pois além dos dois núcleos de Cedels existentes na cidade – no ginásio do Planalto e no CEU das Artes e do Esporte, no bairro Sudoeste – as ações também acontecem nos bairros São João, Bela Vista, Aeroporto, Veneza, Cristo Rei, Gralha Azul, Morumbi, Santa Terezinha, Fraron, Vila Izabel, São Francisco, Industrial, Amadori e La Salle. No  Sesi e UTFPR também são desenvolvidos projetos.

Descentralizar e estruturar o esporte

Mensalmente, 1.875 pessoas participam das oficinas desenvolvidas pelo Município – um conjunto de ações que descentralizaram atividades esportivas sistemáticas, ofertadas em todas as regiões da cidade. Como resultado, são 15 mil atendimentos por mês. “Esse projeto faz parte do plano de governo do prefeito Zucchi e está dando resultados. Nele, trabalhamos desde a iniciação esportiva com crianças, reestruturando as categorias de base, e também estimulamos a prática esportiva em adultos e idosos”, destaca o secretário de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, Paulo Stefani.

A popularização de modalidades como o handebol, atletismo, vôlei e basquete, é outro fator trabalhado pela Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso. “Ao motivar a criança a praticar atividades físicas de uma forma lúdica, estamos fazendo com que esses jovens se identifiquem com diferentes modalidades. Com parceiros e projetos próprios, estamos garantindo que, num futuro próximo, esses alunos estejam nos representando em jogos oficiais”, destaca o secretário.

Para saber mais sobre as oficinas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, basta ligar no (46) 3220 – 1582.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários