Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município estimula aprendizado com atividades de Educação Integral

Uma atividade lúdica aconteceu nesta quinta-feira (14), na Escola Municipal Pequeno Príncipe para apresentar um pouco do que a Prefeitura de Pato Branco desenvolve nas escolas municipais através de oficinas de Educação Integral. Atualmente, 3.600 alunos do ensino fundamental participam das atividades, promovidas em contraturno, onde dispõem de transporte e alimentação no período em que permanecem nos educandários.

Na ocasião, foram demonstradas atividades da oficina de Recreação, que está sendo implementada gradativamente nas escolas municipais, onde os alunos utilizam materiais alternativos e recicláveis para confecção de peças e jogos interativos “gigantes”, como xadrez, boliche, dominó, dama, entre outros – no total, são mais de trinta opções distintas.

Além de desenvolver temas multidisciplinares na realização da oficina, os professores trabalham questões diversas como raciocínio lógico, atenção, desenvolvimento motor, convívio em equipe, entre outras. Destaque também para o papel sustentável da oficina, uma vez que para realização das atividades, cada escola precisa providenciar cem litros de garrafas pet no mínimo – tarefa que está mobilizando alunos e familiares.

O professor Wagner Bednarek, da equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, enfatiza o envolvimento dos professores no projeto, que ensinam as crianças de uma forma mais prazerosa. “Nós docentes precisamos, muitas vezes, usar a criatividade para trazer à criança noções de atenção, respeito, socialização, coordenação motora, enfim, vários aspectos que estão presentes nos jogos pedagógicos. É uma maneira nova de trabalhar, onde o ensino-aprendizagem ocorre de um jeito lúdico”, salienta.

Para a secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida de Carli, a inserção de atividades diferenciadas no ambiente escolar estimula o aprendizado. “O Município está trabalhando para estimular o interesse das crianças pelo aprendizado, propondo alternativas diferenciadas de ensino, que envolvem o conteúdo de sala de aula em atividades lúdicas. É um desafio para a Educação, que estamos implementando na Rede Municipal de Educação de Pato Branco, com criatividade e inovação”, pondera.

Atividades

As oficinas acontecem de acordo com a demanda de cada escola. Hoje, a Prefeitura desenvolve, em 23 escolas, através da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, os seguintes cursos: informática; orientação de estudos e leitura em Inglês; horta escolar; acompanhamento pedagógico; taekwondo; dança; artesanato; cultura e artes; iniciação musical (violão); inglês e informática; educação financeira e cidadania; entre outros. Na Escola Municipal de Artes, acontecem oficinas de música, artesanato, teatro, dança, circo, desenho e balé.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários