Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município e Instituto Campus Party reúnem parceiros da Inventum

Há quase um mês, no dia 18 de outubro, encerrava a programação da terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, que nos seis dias de realização reuniu cerca de 110 mil visitantes, vindos de diversas regiões do País e do exterior. Para reverenciar o sucesso do evento e agradecer às entidades parceiras, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, reuniram a imprensa e autoridades na manhã desta sexta-feira (17/11), para celebrar a realização do projeto, que contou com o primeiro evento da Campus Party promovido em uma cidade do Sul do Brasil.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a Inventum demonstra como a inclusão digital também representa inclusão social. “Podemos usar a tecnologia e a inovação como ferramentas valorosas no processo de desenvolvimento, desde que isso continue ocorrendo com planejamento, por meio de projetos sólidos. Por isso, hoje temos um ambiente único e diferenciado em nossa cidade, graças ao nosso tecido social, à nossa cultura e à nossa vocação empreendedora”, destacou Zucchi.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, evidenciou a realização da Campus Weekend Pato Branco, a primeira edição da Campus Party em uma cidade do interior. “Tivemos 2 mil campuseiros em dois dias de realização aqui em Pato Branco. Em Brasília, por exemplo, foram 3 mil. Isso demonstra o potencial e o ecossistema diferenciado existente em Pato Branco, que oferta tablets nas escolas, estimula o protagonismo das crianças e jovens, incentiva a inovação nas universidades, tem um Parque Tecnológico ativo, enfim, vocês estão se preparando para o futuro. Por isso, sempre quando falo de Pato Branco, digo que a cidade é o Brasil que deu certo”, salientou.

Na ocasião, Francesco contou que possui um projeto que viabiliza a criação de laboratórios de robótica e cultura digital, cuja ideia é trazer a iniciativa para Pato Branco. “No início de outubro inaugurei um laboratório em Canudos, na Bahia, e quero ver esse projeto em Pato Branco, pois a educação e a tecnologia podem mudar a realidade de uma criança”, ressaltou.

De acordo com o prefeito Zucchi, as tratativas para viabilizar o projeto já iniciaram e tudo indica que serão dois laboratórios idealizados por Francesco em Pato Branco: um na região Sul e outro na região do bairro Planalto. “Será mais um importante legado que a Campus Party deixa para Pato Branco”, evidenciou.

Pato Branco e Campus Party, parceria de sucesso

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, agradeceu a todos os envolvidos no evento, entidades e instituições de ensino, enaltecendo que a parceria com o Instituto Campus Party faz parte das ações da municipalidade, voltadas a democratizar e incentivar o acesso à ciência e à tecnologia.

“A criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2013, teve como objetivo envolver a população, inserindo a tecnologia no dia a dia das mais variadas faixas etárias. Isso foi concretizado, mais uma vez, durante a Inventum”, ressaltou Géri.

O presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Roberto Elias da Silva, frisou que integrar a comissão organizadora do evento foi um desafio para todas as entidades, mas que o resultado final demonstrou o potencial do município.

“Foram centenas de voluntários, trabalhando não apenas em prol do setor tecnológico, mas atuando para contribuir no desenvolvimento de toda a comunidade”, pontuou Roberto.

Para a chefe do Departamento de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, Márcia Balbinotti de Lourenço, a participação na Inventum é uma importante forma de colocar em prática o conhecimento que os acadêmicos adquirem em sala de aula e, sobretudo, contribuir com a sociedade.

“O conhecimento produzido nas universidades e nas faculdades deve chegar à população. Pato Branco possui uma administração municipal visionária, que leva o potencial dos estudantes e da cidade para outras regiões do País, bem como para o exterior. A Inventum demonstrou isso”, destacou Márcia.

Na opinião do vice-presidente da FIEP, Cláudio Petrycoski, a representatividade da Inventum foi confirmada através da parceria inédita, no Sul do Brasil, com a Campus Party. “A Inventum já era um sucesso e com essa parceria, ganhou ainda mais notoriedade, pois o nosso setor tecnológico ficou na vitrine do Brasil e do exterior”, avaliou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Carlinho Polazzo, acredita que a feira demonstrou a vocação de Pato Branco em empreender e inovar, visando sempre a qualidade de vida.

“As instituições envolvidas nesse projeto estão pensando no futuro do município, contribuindo para a realização de políticas públicas voltas à inclusão digital e à qualificação profissional dos jovens”, completou Polazzo.

Realização

A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco foram promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, de 13 a 18 de outubro, com apoio do Copel, Governo do Estado, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Renault, Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Tecsul, Sebrae/PR, com co-realização da Ampernet, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação (NRE), FIEP, Sesi, Senac, Sindimetal, Viasoft, Bacell Tech, Metalúrgica CBS, Grupo Operação Especiais na Selva – Goes/Airsoft, Genkos, Geastro, Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Irdes, Idetep, Proem, 4º ano do Curso de Administração – UTFPR-PB, Grupo PET – UTFPR-PB, Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ItecPB) e Parque Tecnológico Binacional.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários