Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município de Pato Branco promoveu 2ª Mostra dos projetos “Ser Mulher” e “Eles”

A atividade reuniu, no Largo da Liberdade, os produtos natalinos confeccionados durante os cursos e oficinas neste segundo semestre de 2018

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu, na quinta-feira, dia 13, a 2ª Mostra dos projetos “Ser Mulher” e “Eles”, desta vez, o tema “Natal” foi escolhido para ser trabalhado nas oficinas e cursos. Durante a mostra, também houve a entrega de certificados para os participantes. A atividade foi realizada no Largo da Liberdade e contou com a presença dos alunos, professores, equipes da Secretaria, autoridades e a comunidade. Neste segundo semestre de 2018, mais de 350 pato-branquenses participaram das atividades, que terão continuidade no próximo semestre.

O prefeito Augustinho Zucchi ressalta a capacidade que o “Ser Mulher” tem em oportunizar o aprendizado e, até mesmo, a entrada das mulheres no mercado de trabalho. “É um projeto maravilhoso, que oportuniza que as mulheres de nossos bairros aprendam e confeccionem produtos excepcionais. Muitas delas, inclusive, já utilizaram o aprendizado e fizeram dele uma fonte de renda”, contou ele.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, afirma que o resultado é reflexo da dedicação de professores e alunos. “Todos os produtos que estamos apresentando na mostra foram feitos com muito carinho, amor e vontade em aprender, o resultado são estes trabalhos lindos. Para o próximo ano os projetos continuam, sempre pensando na valorização das pessoas, na geração de conhecimento e no fortalecimento de vínculos em nossa comunidade”, destacou Anne.

Cursos e alunos

O momento reuniu os produtos confeccionados durante as aulas de bordado em chinelo, crochê, pintura em tecido, mosaico, patchwork, vasos de cimento, panificação, confeitaria, culinária, costura e salão de beleza, informática, artesanato, barbearia, auxiliar de eletricista predial e sabão.

Para a aluna do curso de panificação Simone Bachman, moradora do bairro São João, o curso trouxe uma oportunidade de emprego. “Minha intenção ao fazer o curso foi buscar uma profissionalização que me ajudasse no mercado de trabalho e isso aconteceu, no momento estou auxiliando uma empresa na produção de marmitas”, afirmou Simone.

Cintia Criminacio, que reside no Centro, fez o curso de Corte e Costura, nível I, e estava vestindo um avental com tema natalino confeccionado por ela e pelas colegas, durante as aulas. “Gostei muito do curso porque, além de ser uma distração e uma oportunidade de conhecer novas pessoas, ele possibilitou o aprendizado de maneira gratuita, fazendo com que eu me sinta mais valorizada na sociedade”, explicou ela.

Para Eloi Inácio Bonato, que participou do curso de Barbearia e Culinária do projeto “Eles”, a oportunidade foi um diferencial na formação. “Busquei o projeto para a profissionalização e para o conhecimento pessoal, aumentando minhas chances no mercado de trabalho. Aprendi muito e irei continuar a fazer cursos, sempre pensando em agregar mais qualidade para a minha formação”, contou Eloi.

Os cursos realizados neste semestre contaram com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, SESI/SENAI, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rotary Club Amizade, Rotaract Amizade e Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), além dos voluntários, Cibele Carneiro Vilani, Salete Aparecida dos Santos, Dercy Clementino Machado de Lima, Mari Luci Ramos Seibel, Maria de Fátima Casagrande Toldo, Leandro Zatta, Davi Costa Silva e Elidia Aparecida Ferri Vetter

Mais informações

Para mais informações sobre os cursos e oficinas ofertados, basta ir até a Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Teófilo Augusto Loiola, bairro Sambugaro, ou pelo telefone (46) 3225-5544.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários