Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município de Pato Branco promove formação continuada para profissionais da Saúde

Foto: Rudi Bodanese

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Faculdade de Pato Branco (Fadep), realizará nesta sexta-feira, dia 05, a primeira etapa de uma atividade de Educação Permanente em Saúde, que abordará a “Alimentação complementar para crianças menores de 02 (dois) anos”. A ação será voltada para a equipe multidisciplinar de nível superior, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeuta e profissionais de educação física.

A organização do evento se deu em conjunto entre as profissionais nutricionistas do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) e docentes dos cursos de Nutrição e Psicologia da Fadep. A escolha pelo tema, se deve aos dados divulgados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), onde, estima-se, que 41 milhões de crianças, menores de 05 anos, no mundo, sejam obesas ou estejam acima do peso. A OMS afirma que a prevalência de obesidade em crianças, reflete as mudanças comportamentais que privilegiam dietas não saudáveis e inatividade física.

Ainda, de acordo com o documento, “A estratégia nacional para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável no Sistema Único de Saúde (SUS)”, no Brasil, 50% das crianças menores de 02 anos apresentam anemia por deficiência de ferro e 20% apresentam hipovitaminose A.

“Nosso objetivo com a capacitação, é apresentar os dados captados pela OMS e discutir metodologias de trabalho para auxiliar as famílias com relação à introdução alimentar das crianças, tendo em vista que há dados que comprovam que os padrões alimentares estabelecidos nos primeiros anos de vida, repercutem nos hábitos alimentares das crianças e na saúde em outras etapas da vida”, ressaltou Elys Albani, coordenadora de Educação Permanente em Saúde. 

Programação de sexta-feira, dia 05:

Local: Faculdade de Pato Branco (Fadep)

Manhã

07h45 às 08h – Abertura

08h às 08h45 – Na plenária: Atualidades e 10 Passos para Alimentação Saudável

09h15 às 10h – Em sala: Oficina

10h30 às 11h15 – Em sala: Oficina

Tarde

13h15 às 14h – Em sala: Oficina

14h15 às 15h – Em sala: Oficina

15h15 às 16h – Em sala: 10 Passos para Alimentação Saudável

16h às 17h – Na plenária: 10 Passos para Alimentação Saudável e encerramento

Conteúdo Programático:

Oficina A: Porcionamento e evolução da consistência – Docente do curso de Nutrição;

Oficina B: Alimentos alergênicos – Docente do curso de Nutrição;

Oficina C: Mitos e verdades da alimentação complementar e Orientações em situações especiais – Docente do curso de Nutrição;

Oficina D: Habilidades de comunicação – Docente do curso de Psicologia.

Próxima etapa

A próxima etapa da formação acontecerá nos dias 24 e 25 de abril, para os profissionais da rede de nível médio e técnico: auxiliares e técnicos de enfermagem, de saúde Bucal e de farmácia e agentes comunitários de saúde. As atividades fazem parte da contrapartida institucional prevista no Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), entre a Prefeitura de Pato Branco e a Fadep, que objetiva a inserção dos acadêmicos da área de saúde nos campos de prática da Secretaria Municipal de Saúde em troca da promoção de cursos e capacitações aos servidores do Município.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários