Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município capacita profissionais que atuarão na operação das câmeras de vigilância

Na tarde desta quarta-feira, dia 08, a Prefeitura de Pato Branco realizou uma capacitação para o efetivo da Polícia Militar, técnicos e agentes de trânsito que estarão operando o sistema de monitoramento com câmeras de segurança instaladas pelo Município. Os 32 equipamentos, de última geração, já estão em funcionamento. No momento, ocorre a etapa final de configurações e ajustes.

A Prefeitura implantou uma moderna estrutura de monitoramento por imagens, com investimento inicial de R$ 160.593,30 em recursos próprios. Além da instalação dos equipamentos em praças, trevos e logradouros públicos, os investimentos estruturaram a central de monitoramento junto ao 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que recebe acompanhamento 24 horas.

O coordenador da Central de Processamento de Dados da Prefeitura, André Hass, ressaltou que a etapa de capacitação atende ao planejamento da Administração Municipal. “Além dos ajustes finais nas configurações dos equipamentos, estamos capacitando os profissionais que atuarão no monitoramento, abordando questões quanto à funcionalidade das câmeras e do software operacional. São etapas necessárias e previstas para garantirmos a operacionalização de toda a estrutura”, ponderou.

A gestora operacional da Central de Monitoramento, aspirante Thaislainy Scolaro, do 3º BPM, confirmou que ainda na etapa de testes as câmeras ajudaram a solucionar alguns delitos – trabalho que acontece em parceria com a Polícia Civil. Ela comentou ainda que o trabalho será integrado entre os policiais militares que estarão a campo e os responsáveis pelo monitorando das imagens.

“Temos cerca de seis policias militares operadores, atuando numa escala de 24 horas. A partir do momento que tivermos informações de delitos, acidentes, acontecimentos de ordem e segurança pública, manteremos contato com o policial que estiver no rádio operador, atendendo chamadas de emergência via 190, e também com o que estará na função de rádio operador do sistema de monitoramento. As imagens são de fundamental importância para a segurança de toda a população e na resolutividade dos casos”, ressaltou a aspirante.

São 32 câmeras, instaladas em 26 pontos. Destas, 27 são speed domes, modelo que registra imagens com até dois quilômetros de distância, em rotação contínua de 360°, inclinação de 220° e zoom óptico de 30x, com foco automático. Todas as câmeras, as speed domes e as fixas, possuem no-breaks e cartões de memória, o que garante que em casos de interrupção de energia ou sinal, as imagens continuem sendo registradas e armazenadas.

Locais

Os pontos atendidos com as câmeras speed domes são: Prefeitura, Banco Itaú, rua Tapir (na altura da Galeazzi Auto Center), Posto Patinho, Posto Seis Rodas, Escola Municipal do bairro Planalto – Caic, Escola Municipal São João Batista de La Salle, Escola Municipal do bairro Alvorada, Escola Municipal Udir Cantu (bairro São João), CMEI do bairro São Cristóvão, Colégio Estadual Rui Barbosa, Colégio Estadual Carlos Gomes, CEU das Artes e do Esporte (bairro Sudoeste), UPA 24 horas (bairro Cristo Rei), Secretaria Municipal de Saúde, Teatro Naura Rigon, Complexo Esportivo Frei Gonçalo (Patão) e Mercado do Produtor. Os trevos da Polícia Rodoviária Federal, Guarani, Itacolomi, Planalto e Patrolinha, assim como a rotatória da avenida Tupi nas proximidades da Fipal Veículos, também estão atendidos. Na praça Presidente Vargas, há três câmeras instaladas. Além disso, outras cinco câmeras fixas atendem o Terminal Rodoviário José Cattani.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários