Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Agricultoras de Pato Branco compartilham histórias e escreverão livro

Em Pato Branco, as lembranças e histórias sobre o cotidiano de quem reside no campo, agora virarão um livro. Isso porque o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Departamento Municipal de Cultura, está desenvolvendo o projeto “Contando Causos”, que pretende resgatar e preservar a memória das mulheres pato-branquenses quem vivem e trabalham no meio rural.

Durante o mês de outubro, as agricultoras se reuniram nas comunidades de Sede Gavião, Independência e Bom Retiro, onde compartilharam histórias que traduzem a cultura e o desenvolvimento do meio rural. Além de narrar lembranças, elas também escreverão essas histórias, material que será transformado em um livro. A obra será lançada no dia 08 de março de 2018, no 18º Evento das Mulheres Rurais, que faz parte do Programa Flor do Campo, realizado pelo Município.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, conta que a ideia de produzir o livro se deve à variedade de histórias existentes nas comunidades rurais. “Essas histórias, contadas pelos pioneiros, formam a nossa identidade cultural e precisam ser eternizadas em um livro para que as próximas gerações também as conheçam, tendo em vista que a maioria só é transmitida oralmente, entre as famílias, e pode se perder”, explicou a diretora.

Para o secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, o “Contando Causos” é uma forma de reunir as mulheres e oferecer uma atividade diferenciada. “Queremos que o projeto seja mais uma maneira de enaltecer a importância das mulheres em nossas comunidades, pois elas são os pilares do desenvolvimento rural. Atividades assim oferecem momentos de informação e descontração”, afirmou o secretário.

Natalina Guarez, 65 anos, residente na Comunidade de Sede Dom Carlos, disse ter gostado da novidade. “A vida dos que aqui chegaram primeiro, foi cheia de dificuldades e a forma como aconteceu a construção de Pato Branco rende ótimas histórias. Estou adorando participar do projeto, poder contar e, ainda, eternizar as histórias que meus pais contavam e que estão só na minha memória”, disse Natalina.

A Secretaria Municipal de Agricultura está recebendo os textos até 30 de novembro. Mais informações, podem ser obtidas pelos telefones (46) 3220-1502 ou (46) 3220-1504.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários