Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Município promoveu o 2º Encontro das Mulheres Urbanas


O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e entidades parceiras, promoveu o 2º Encontro das Mulheres Urbanas, realizado nesta quinta-feira, dia 09. O evento, que aconteceu na Sociedade Rural, celebrou o Dia Internacional da Mulher, contando com sorteio de brindes, apresentações musicais e teatrais, além de debate e atividades recreativas. O encontro também marcou o início das atividades do Projeto Ser Mulher em 2017.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, agradeceu às equipes da Secretaria de Assistência Social, à União de Bairros e aos voluntários que se dedicaram na promoção do evento. “Eu tenho orgulho em buscar conquistas importantes que beneficiam as mulheres e as suas famílias. Como as novas escolas, os novos CMEIS, os asfaltos e as unidades de saúde, além de programas que incentivam o protagonismo e o empoderamento feminino na sociedade. Então, quando surgiu a ideia deste encontro, eu fiquei satisfeito, pois é um momento muito importante para valorizar as mulheres pato-branquenses”, afirmou Zucchi.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, destacou o empenho dos envolvidos na realização do encontro. “Nossas equipes e nossos parceiros se dedicaram para organizarmos várias atividades, em um ambiente aconchegante, para todas as participantes serem bem recebidas e aproveitarem um momento especial. A ocasião foi oportuna, ainda, para refletirmos sobre as conquistas e desafios da mulher”, avaliou.

Para Dione Santos de Oliveira, moradora do bairro Sudoeste, o encontro foi especial. “Eu gostei bastante, porque nos oportunizou um momento único, só para nós mulheres, com diversas atividades e momentos de interação”, comemorou.

Projeto Ser Mulher

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolve o projeto “Ser Mulher”, que conta hoje com cerca de 500 participantes, nos seguintes cursos e oficinas: salão social I; salão social II; costura básica; costura avançada; costura com recicláveis para haitianas; costura artesanal; costura artesanal II; artesanato, customização e reciclagem; flores em E.V.A; pintura em tecido; caixinhas artesanais; pintura e decoração em vidro; tapete de estopa; bordado em chinelo; tricô e crochê; quadros em crochê; mosaico; defesa pessoal para mulheres; organização do lar; confecção de geléias; confecção de sabão; e informática.

Programação

A programação do 2º Encontro das Mulheres Urbanas contou com apresentações dos cantores Mari e Henrique Bebber; do grupo teatral Arte Vida, com a peça “Feira da Vaidade”; com um debate com o tema “Desafios, Lutas e Conquistas das Mulheres”, com as profissionais Telismara Silvestre (advogada), Maria Inês Balbinotti (presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher), Antonieta Chioquetta (secretária municipal de Saúde), Márcia Fernandes de Carvalho (diretora de Metas e Projetos da Prefeitura Municipal de Pato Branco), Marines Gerhardt (vereadora), Marilene Colla (presidente da União de Bairros) e Márcia Rozane Balbinotti de Lourenço (responsável pelo Departamento de Extensão da UTFPR – Câmpus Pato Branco).

Também foram realizadas atividades físicas promovidas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de solicitação de exames e orientações sobre a saúde da mulher, realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e, ainda, sorteio de brindes doados por diversas entidades.

Apoio

O 2º Encontro das Mulheres Urbanas contou com apoio da Farmácia Salute; União de Bairros; Secretaria Municipal de Saúde; Óticas Diniz; músicos Mari e Henrique Bebber; Cantu Alimentos; Top 50; Pittol Calçados; SL Móveis; Loja das Bolsas; Chicoski; Casa dos Colchões; Soberana Móveis; Esmeralda; AM Variedades; Requinte Flores; Dra. Lelia Gomes; Sociedade Rural, Celis Regina e a Rede de Voluntariado da Secretaria.