Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Motion Sphere será atração da Inventum 2015

Os visitantes da 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015, que acontece de 03 a 07 de novembro, no Parque de Exposições, poderão experimentar a sensação de pilotar um carro de Fórmula 1. Isso porque entre as atrações da feira está o Motion Sphere, o simulador mais moderno do Brasil e que possibilita as mesmas sensações vividas por pilotos profissionais. A tecnologia é sucesso do Salão do Automóvel, da Campus Party e de outros grandes eventos realizados no Brasil.

PlayStation, Xbox e fliperamas não proporcionam a realidade virtual de uma pista de corrida como o Motion Sphere, garante o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra. “O piloto sente como é pilotar um carro de Fórmula 1 a mais de 300km/h. O programa permite uma experiência muito real, é possível testar níveis de aceleração, trancos, retomadas, frenagem, velocidade, ultrapassagens”, conta Géri.

O ambiente também merece destaque: ao entrar na esfera, o visitante encontra uma réplica Ferrari F1, tela curva Full HD de 140 polegadas, volante esportivo e sistema de som 3D de alta definição.

A Motion Sphere é uma startup criada pelo pato-branquense Jeferson Mazutti, especializada no desenvolvimento de simuladores profissionais desenvolvidos sobre uma plataforma de motion (movimentos), capaz de transmitir acelerações 6DoF (6 graus de liberdade) em todas as direções. A tecnologia pode ser usada para montar simuladores de super carros, stock car, F1, rally, motos, aviões, helicópteros, etc.

Para o secretário Géri, a startup também motivará os visitantes, sobretudo estudantes e profissionais da área de tecnologia, pois é exemplo de inovação e empreendedorismo e resulta do trabalho de conclusão de curso (TCC) do pato-branquense Jeferson Mazutti.

“O contato com a Motion Sphere certamente vai inspirar jovens empreendedores, inclusive as empresas da incubadora municipal. A startup já se consolida enquanto referência da área e, para Pato Branco, é muito gratificante recebê-la”, evidencia.

Realização

A Inventum 2015 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio,  Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários