Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mostra de Dança de Pato Branco reúne mais de 200 bailarinos

1ª Mostra de Dança de Pato Branco aconteceu de 23 a 25 de maio, reunindo municípios do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina

Mais de 200 bailarinos subiram ao palco do Teatro Naura Rigon no sábado (24), na segunda noite da Mostra de Dança de Pato Branco. A diversidade tomou conta das apresentações, que reuniram grupos de dança de Pato Branco, Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste, São João, Vitorino, Dois Vizinhos, Mariópolis, Clevelândia, Palmas e São Lourenço do Oeste. A programação encerrou neste domingo (25), com a conclusão das oficinas que reuniram 250 participantes.

Jazz, ballet, hip-hop, dança do ventre, folclórica, contemporânea, entre outras. A diversidade foi ampla, conforme pontuou o professor da Escola Municipal Nascer Para a Arte, de Palmas, Jonatan Pedroso de Moraes. “Trouxemos 40 alunos da escola para prestigiar o evento e conhecer outros grupos, outros estilos, para abrirem o leque de conhecimento. A Mostra de Dança foi muito boa, nota de para a iniciativa da Prefeitura de Pato Branco”, destacou.

A aluna do Centro de Artes Performance, de Francisco Beltrão, Julia Gomes Acco, começou a dançar ainda criança. Ela tem 14 anos, 9 dedicados à dança e, pela primeira vez, participou de uma mostra realizada na região Sudoeste. “Foi uma experiência nova, um momento importante, porque presenciamos muitos estilos”, contou.

Em 20 anos de carreira, essa foi a primeira vez que a professora e proprietária da Academia Corpo e Dança, de Pato Branco, Olga Maria Schiavenin Pasa, presenciou uma iniciativa do gênero na cidade. Ela destaca o envolvimento da comunidade na programação.

“Tivemos participantes de muitos municípios, tanto na mostra quanto nas oficinas. Foi uma importante oportunidade para mostrar os trabalhos dos grupos de dança e envolver a população, apoiando os profissionais da dança, de educação física, motivando os alunos. Presenciamos trabalhos diversificados, ricos e criativos, foi bem dinâmico”, avaliou Olga.

Realização

Para a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, com a 1ª Mostra de Dança de Pato Branco, o Município atingiu o objetivo de valorizar os grupos de dança da região Sudoeste e do Oeste de Santa Catarina. “O evento contribuiu no engrandecimento do trabalho dos grupos que participaram. Ficou o desejo de continuidade, de transformarmos a Mostra em um evento tradicional da cidade, para que se torne uma referência”, enfatizou Eliane.

As oficinas abordaram dança folclórica ucraniana, danças urbanas, dança escolar e dança moderna. Também houve um workshop sobre dança do ventre. A abertura da programação, na noite de sexta-feira (23), contou com o espetáculo “A Lenda das Cataratas”, da Cia de Dança Nicole Vanoni, de Curitiba.

A 1ª Mostra de Dança de Pato Branco foi promovida pela Prefeitura, através do Departamento Municipal de Cultura, com apoio da Atlas Eletrodomésticos, da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do Grupo Soul Free Company, da Academia Corpo e Dança, da Múltipla Empreendimentos e da Migfer.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários