Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Agricultores de Pato Branco oferecem produtos diversificados no Mercado do Produtor

 

O cheiro de café fresco e pastel frito na hora toma conta da rua Goianazes, no Centro de Pato Branco, nas manhãs de quartas-feiras e sábados. As pessoas com sacolas de verduras coloridas, típicas da estação, ou exibindo opções diversas de panificação, anunciam as delícias ofertadas pela feira do Mercado do Produtor, que reúne 34 agricultores, sendo tradição na cidade há muitos anos.

No espaço, coordenado pela Prefeitura de Pato Branco, é possível encontrar uma grande variedade de frutas, verduras, legumes, mel, geleias, embutidos e produtos de panificação. A horticultura é o forte da feira, reunindo a produção de 23 famílias. Uma delas é a de Jocicleri Giacomoni, da comunidade de São Roque do Chopim, que está no Mercado do Produtor há pouco mais de seis meses e se diz feliz com a experiência.

“Oferecemos folhosas e temperos aromáticos que começamos a produzir por entender que seria um diferencial aqui na feira. Deu certo, vale muito a pena estar no Mercado do Produtor. Essa oportunidade mostra que é possível, sim, vivermos da agricultura”, conta Jocicleri, que também comercializa seus produtos orgânicos para supermercados da cidade.

O que também atrai os fregueses são os produtos de panificação, pastelaria e bebidas artesanais, como café, sucos, pães, massas, bolachas e cucas, entre outras opções da cozinha local. Milton Matana, da comunidade de Independência, é um dos agricultores responsáveis pelas delícias que já são famosas na cidade e na região. Ele, que atua no ramo junto com a esposa há cerca de 20 anos, se orgulha por fazer parte do Mercado do Produtor.

“O segredo para o pastel gostoso é o tempero do recheio e a massa, que deve ser feita com muito cuidado e capricho. A renda da minha família é da panificação, vendo num açougue, aceito encomendas e tenho meus amigos que frequentam aqui o Mercado do Produtor. A clientela é muito boa, graças a Deus”, destaca seu Matana.

As famílias que atuam no Mercado do Produtor participam de processo licitatório para utilizarem o espaço e precisam atender as normas da Vigilância Sanitária Municipal, além de disponibilizarem produtos frescos e de qualidade à população. A chefe da Divisão da Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura, Vanessa Casiraghi Zanon, explica que o Município oferece assistência técnica especializada aos produtores que comercializam no local, buscando o aprimoramento e a qualidade constante dos produtos.

“Estamos em contato com os agricultores de forma permanente, em que a participação na feira é mais um incentivo à agricultura familiar, que conta com diversos projetos e ações para aprimorar a produção e garantir a renda das famílias, o que também reflete na oferta diversificada de produtos para a população. O agricultor, ao ser valorizado, oferece alimentos de qualidade para as mesas das famílias de Pato Branco e região”, enfatiza Vanessa.

O Mercado do Produtor de Pato Branco funciona das 06h às 12h, nas quartas-feiras e sábados, onde também é possível adquirir peças de artesanato produzidas por artesãos locais.