Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco realiza abertura da Semana do Meio Ambiente

Alunos das escolas da Rede Municipal realizarão trilhas ecológicas, visitas técnicas, circuito de oficinas temáticas, gincana, entre outras atividades

Com o objetivo de conscientizar as crianças para que se tornem agentes ativos do desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na manhã desta quarta-feira (05), a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, no Ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

O evento contou com a presença de autoridades municipais e dos alunos das escolas municipais Vila Verde, Gênesis e Juvenal Cardoso – que integram o Programa de Educação Ambiental da AABB Comunidade. A Semana do Meio Ambiente é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.

A programação terá continuidade até sábado (08) e envolverá cerca de 4.450 estudantes, do 1º ao 5º ano, da Rede Municipal de Educação de Pato Branco. Durante este período, serão realizadas trilhas ecológicas, visitas técnicas no Parque do Alvorecer e no Aterro Sanitário, circuito de oficinas temáticas, gincanas e outras ações integradas de educação ambiental.

O diretor de Meio Ambiente e chefe de Políticas Ambientais da Prefeitura, Antonio Cezar Soares, palestrou na abertura da Semana sobre “Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos – noções de coleta, tratamento, transporte e formas de reaproveitamento”.

Ele ressaltou que muitos dos resíduos são passíveis de reutilização e o que seria uma fonte de poluição, pode se tornar uma fonte de renda. “A Política Nacional de Educação Ambiental reforça a ideia de que precisamos trabalhar essa temática em todos os níveis de educação e, através da pedagogia do exemplo, as crianças podem mudar este cenário aprendendo a cuidar e preservar o meio ambiente”, afirmou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, enfatizou que a educação ambiental é um tema transversal, trabalhado em todas as disciplinas durante o ano e evidenciado, na Semana do Meio Ambiente. “Pensou-se em uma programação dinâmica para envolver todas as crianças. Teremos produção de receitas com cascas de maçã, visitas técnicas, entrega de panfletos para a comunidade. É, de fato, sair dos muros das escolas e chegar à residência das crianças”, salientou.

A coordenadora pedagógica da AABB Comunidade, Silvia dos Santos, destacou que as atividades da semana acontecerão em período integral e são de grande valia. “São os educandos que educam suas famílias e, quando conseguimos conscientizar uma criança, conseguimos conscientizar todos que fazem parte do seu entorno”, observou.

“Um Mundo Melhor”

Os alunos do Programa de Educação Ambiental da AABB Comunidade realizaram durante a manhã uma trilha na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Os estudantes, acompanhados por acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da responsável pelos projetos de conscientização do Meio Ambiente da AABB, Elionaide Pereira da Costa, foram os primeiros a conhecer a trilha, de cerca de um quilômetro de mata nativa, aberta nos últimos dias.

Durante a visita, as crianças puderam aprender sobre ecologia, biodiversidade, fauna e flora, o equilíbrio entre a relação do homem com a natureza, entre outros assuntos. Conforme Elionaide, as informações serão úteis para a catalogação das espécies das árvores e para outras atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Evelyn Laís Mendes Zardo, 9 anos, aluna do 4º ano e João Pedro Moraes, 10 anos, aluno do 5º ano, ambos da Escola Municipal Vila Verde, enfatizaram que são os responsáveis por preservar e cuidar do meio ambiente.

Evelyn disse que realizar uma trilha lhe fez compreender a importância de cuidar das plantas e de fazer corretamente a separação do lixo. “Temos que cuidar para termos um mundo melhor”. João Pedro prefere estar em meio à floresta do que na cidade. “A natureza é muito bonita e precisamos preservá-la para poder respirar este ar puro”, salientou.

Após a realização do passeio na trilha, os estudantes conheceram as estações de compostagem, jardinagem e horta, Estação do Chá e Relógio Humano feito com plantas medicinais e separação e gerenciamento do lixo urbano. A mesma atividade será realizada até sexta-feira (07) e envolverá alunos de outras turmas das escolas da Rede Municipal de Pato Branco.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários