Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco promove atividades na Semana do Meio Ambiente

A abertura oficial será na quarta-feira (05), às 8h30, no Ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB)

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está realizando a Semana do Meio Ambiente, com diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. A programação envolve alunos da Rede Municipal de Educação em palestras, trilhas ecológicas, visitas técnicas, circuito de oficinas temáticas, gincanas e outras ações integradas de educação ambiental.

Em algumas escolas, as atividades tiveram início na segunda-feira (03) e a abertura oficial será na quarta-feira (05), às 8h30, no Ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Na ocasião, será realizada apresentação artística e palestra sobre “Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos – noções de coleta, tratamento, transporte e formas de reaproveitamento”.

Após a palestra, das 9h às 10h30, e no período vespertino, das 14h às 16h, os estudantes do Programa de Educação Ambiental da AABB Comunidade e alunos da Escola Municipal Vila Verde farão trilha na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e conhecerão as estações de compostagem, jardinagem e horta e a Estação do Chá e Relógio Humano, feito com plantas medicinais e separação e gerenciamento do lixo urbano. A mesma atividade também será realizada nos dias 06 e 07 de junho, nos mesmos horários, envolvendo alunos da Escola Municipal Gênesis e da Escola Municipal Juvenal Cardoso.

Além disso, todas as demais escolas estão desenvolvendo atividades específicas para destacar a Semana do Meio Ambiente. Na Escola Municipal Antonio Cadorin será realizada, nos dias 06 e 07, pela manhã, uma palestra sobre “Cisternas e Aquecimento Solar”, na sequência, os alunos farão uma visita a uma residência, no bairro Cadorin, que utiliza aquecimento solar e, ainda, sob o enfoque da sustentabilidade, produzirão um bolo com cascas de maçã, assado em um forno aquecido com energia solar.

Os alunos da Escola Municipal Alvorada farão, no dia 05, às 8h e às 13h30, um passeio pelo bairro Alvorada, com cartazes e entrega de folhetos educativos, além disso, também irão participar de uma palestra ministrada pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A Escola Municipal Veneza iniciou as atividades, ainda na segunda-feira (03), com uma gincana composta de diversas atividades, onde a equipe campeã será anunciada na sexta-feira (07). Na Escola Municipal José Fraron haverá a Hora Cívica, com apresentações sobre Borboletas no Meio Ambiente, na sexta-feira (07), às 13h30.

Durante a semana, professores e coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Educação também participarão da palestra sobre Educação Ambiental, promovida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento acontecerá no dia 06 de junho, das 13h30 às 14h30, na Universidade.

O diretor de Meio Ambiente e chefe de Políticas Ambientais da Prefeitura de Pato Branco, Antonio Cezar Soares, destaca que o objetivo da Semana é mostrar a relação do meio ambiente com o homem e conscientizar as crianças para que se tornem agentes ativos do desenvolvimento sustentável. Segundo ele, as ações visam mudar as atitudes dos indivíduos em relação ao uso dos recursos e do meio ambiente.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, explica que a Política Nacional de Educação Ambiental está regulamentada pela Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e concebe o meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural.

“Com base nessa prescrição, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental incluem a Educação Ambiental na proposta pedagógica das escolas, como tema transversal e, por isso, trabalhamos de maneira dinâmica e intensa a temática na Rede Municipal de Educação durante todo o ano, mas, principalmente, durante a Semana do Meio Ambiente”, salientou ela.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários