Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco terá Semana do Meio Ambiente

Atividades serão realizadas de 05 a 09 de junho

 

De 05 a 09 de junho, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as entidades parceiras, promoverá a Semana do Meio Ambiente. A programação envolverá mais de 4 mil alunos da Rede Municipal de Educação em palestras e ações de educação ambiental. Também haverá atividades em empresas privadas, mutirão de limpeza do Rio Ligeiro, plantio de mudas no Parque Cecília Cardoso, coleta de eletrônicos e feira de adoção de cães e gatos.

A abertura da programação será na terça-feira, dia 05, às 08h30, na Escola Municipal José Fraron. Na ocasião, acontecerá uma mesa redonda com profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e alunos do 5º ano da escola, sobre arborização e ajardinamento.

Na quarta-feira, dia 06, às 08h30, na Escola Municipal São Luis, em São Roque do Chopim, haverá uma palestra sobre logística reversa e resíduos sólidos urbanos. Paralelamente, na terça e na quarta-feira, dias 05 e 06, ações de educação ambiental serão realizadas nas demais escolas da Rede Municipal de Educação, como parte do Projeto de Meio Ambiente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura nas 26 escolas municipais da cidade. Serão abordadas questões relacionadas à arborização, ajardinamento, recursos hídricos e coleta seletiva de lixo.

Além disso, de 05 a 08 de junho, as escolas estarão recebendo material eletroeletrônico para destinação correta desses resíduos. A ação será coordenada pela Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade Mater Dei e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Atividades no sábado

No sábado, dia 09, a programação contará com nova edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, quando os animais estarão disponíveis para adoção, a espera de um novo lar. A feira será das 08h30 às 12h, na Avenida Tupi, no antigo Posto Gabriel.

A partir das 09h, haverá ação de limpeza do Rio Ligeiro, na região da Rua Governador Jorge Lacerda, área central de Pato Branco. A partir das 10h, o grupo estará limpando o afluente do Rio Ligeiro na região dos bairros São Vicente e Bonato.

À tarde, a partir das 14h, haverá plantio de mudas de árvores no Parque Municipal Cecília Cardoso, com a participação do Grupo de Escoteiros Primavera e moradores da região.

Dia do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e, desde então, celebrado no dia 05 de junho. A data busca chamar atenção da população quanto a importância da preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

Realização

A programação da Semana do Meio Ambiente de Pato Branco é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Saneval e Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA). As atividades contam com apoio da Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade Mater Dei, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB). Nas empresas privadas, as ações contarão com a parceria da Comtexto Comunicação, na realização de nove palestras e atividades sobre a logística reversa de resíduos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários