Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município inicia programação do Mês do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para comemorar a data, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta segunda-feira (05), o lançamento da programação voltada à preservação ambiental, que ocorrerá em diversos momentos durante o mês de junho. O lançamento do “Mês do Meio Ambiente” ocorreu na sede da AABB, com a presença de autoridades, professores, alunos do Tempo Integral que participam do projeto AABB Comunidade e familiares.

Na ocasião, foram entregues cartilhas de preservação ambiental, realizada uma palestra com os alunos e familiares sobre meio ambiente e bem-estar animal e uma apresentação com cães adestrados pelo 3º BPM. Ainda na segunda-feira (05/06), à noite, no auditório da Sanepar, foi promovida uma discussão aberta à comunidade com o tema: olhar para o Rio Ligeiro e Ações a serem implantadas para a qualidade da água.

No lançamento da programação, o prefeito Augustinho Zucchi pediu a colaboração de todos na preservação ambiental e no cuidado com a cidade. “As pessoas precisam entender que temos que ajudar a plantar árvores e não a cortá-las, que é necessário dar a destinação correta ao lixo, utilizar os contêineres e as bags, não depredar ou fazer pichações. É fundamental que todos protejam o meio ambiente, pois essas ações refletem diretamente no bem-estar das pessoas e na cidade que queremos para o futuro”, ressaltou Zucchi.

O secretário de Meio Ambiente, Nelson Bertani, conta que a programação foi pensada visando despertar a conscientização por meio do conhecimento. “Queremos que as crianças conheçam como é a rotina do aterro, como cada resíduo é separado, que saibam como deve ser protegida uma fonte e qual a importância dessas ações. Também estaremos promovendo palestras sobre meio ambiente e bem-estar animal”, explicou Bertani.

Para a secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, as ações realizadas com as crianças refletem diretamente no cotidiano das famílias. “Elas reproduzem em casa o que aprendem em sala de aula, por isso é importante explicarmos sobre redução do consumo e reutilização e reciclagem de materiais. Assim, a economia de energia e de água em casa e na escola, reflete no meio ambiente”, pontuou.

Programação

Nesta quarta-feira, dia 07, na Escola Municipal do Bairro Planalto e na quinta-feira, dia 08, na Escola Municipal do Bairro Alvorada, a partir das 08h30, será realizada uma palestra sobre Meio ambiente e bem-estar animal. Na sexta-feira, dia 09, acontece mais uma etapa do Programa de Proteção de Fontes, desta vez no Loteamento Picolo, no bairro La Salle. A atividade contará com a participação dos alunos da Escola Municipal São João Batista de La Salle e da comunidade em geral, e terá início às 08h30.

Nos dias 20, 21, 22 e 23, as atividades de educação ambiental serão das 08h30 às 11h e das 14h às 17h, no Aterro Sanitário. No local, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares participarão da programação que contará com visitas à central de triagem de resíduos recicláveis, ao pátio de compostagem de resíduos, à área de disposição final de entulhos e resíduos da poda urbana e na célula de disposição final do lixo orgânico. Também será mostrado o processo de sucessão natural da vegetação e recuperação de área degradada. Os alunos ainda poderão participar de uma exposição, organizada pela Sanepar, sobre o tratamento do esgoto sanitário e, ao final, serão distribuídas mudas de árvores nativas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Realização

A programação do Mês do Meio ambiente é realizada pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), Sanepar e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com o apoio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do Banco do Brasil, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Faculdade de Pato Branco (Fadep) e da Faculdade Mater Dei.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários