Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município lança Semana do Meio Ambiente

A abertura foi nesta terça-feira, dia 05, e as atividades seguirão ao logo do ano letivo

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as entidades parceiras, realizaram nesta terça-feira, dia 05, a abertura da Semana do Meio Ambiente. Até sábado, dia 09, a programação envolverá mais de 4 mil alunos da Rede Municipal de Educação em palestras e ações de educação ambiental. Também haverá atividades em empresas privadas, mutirão de limpeza do Rio Ligeiro, plantio de mudas no Parque Cecília Cardoso, coleta de eletrônicos e feira de adoção de cães e gatos.

A abertura aconteceu na Escola Municipal José Fraron e, na ocasião, também foi realizada uma mesa-redonda com profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e alunos do 5º ano da escola, sobre arborização e ajardinamento. Todavia, a programação da Semana do Meio Ambiente faz parte de um Programa de Educação Ambiental que está sendo desenvolvido em todas as 26 escolas municipais de Pato Branco, a partir de projetos voltados à educação ambiental que acontecerão no decorrer do ano letivo.

O vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, participou da solenidade de abertura e afirmou que no meio ambiente, tudo é possível, basta dedicação e engajamento. “Uma só semente pode fazer crescer uma floresta, mas para isso é preciso que cada um faça sua parte. Lembrando sempre que uma cidade com qualidade de vida só é possível com preservação da natureza”, ressaltou Robson.

A secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, explicou que a educação ambiental faz parte do currículo dos alunos no Brasil, assumida como obrigação nacional pela Constituição Federal de 1988. “A partir daí, existe uma base legal exigida na Educação Básica, desde a Educação Infantil, na forma de projetos interdisciplinares, com ênfase em comportamentos e atitudes de respeito à natureza. Por isso, neste ano letivo, instituímos um Programa de Educação Ambiental, que abrange projetos de cada uma das escolas da Rede Municipal, elaborados e desenvolvidos de acordo com o perfil de cada instituição e que serão implementados ao longo do ano letivo de 2018. Cada escola fez o lançamento de seu Projeto específico, nesta data dedicada ao Meio Ambiente, o que ocorreu também na Escola Municipal José Fraron”, contou Heloí.

O secretário de Meio Ambiente, Nelson Bertani, falou sobre as ações constantes que o Município desenvolve. “Seja na coleta do lixo, ou na realização das feiras de adoção de cães e gatos, os projetos voltados ao meio ambiente são fundamentais para o desenvolvimento da cidade e bem-estar dos moradores. Por isso, queremos contar com todos vocês para serem cidadão ativos, fazendo de Pato Branco uma cidade modelo também no que se refere à consciência ambiental”, convocou Bertani.

Ainda nesta terça-feira (05), atividades ambientais foram realizadas pelo projeto AABB Comunidade, com plantio de árvores e apresentação de coral na Escola Municipal Vila Verde.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Na quarta-feira, dia 06, às 08h30, na Escola Municipal São Luis, em São Roque do Chopim, haverá uma palestra sobre logística reversa e resíduos sólidos urbanos. Paralelamente, na terça e na quarta-feira, dias 05 e 06, ações de educação ambiental serão realizadas nas demais escolas da Rede Municipal de Educação, como parte do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura nas 26 escolas municipais da cidade. Serão abordadas questões relacionadas à arborização, ajardinamento, recursos hídricos e coleta seletiva de lixo.

Além disso, de 05 a 08 de junho, as escolas estarão recebendo material eletroeletrônico para destinação correta desses resíduos. A ação será coordenada pela Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade Mater Dei e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

No sábado, dia 09, a programação contará com nova edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, quando os animais estarão disponíveis para adoção, a espera de um novo lar. A feira será das 08h30 às 12h, na Avenida Tupi, no antigo Posto Gabriel. Nesta mesma data, a partir das 09h, haverá ação de limpeza do Rio Ligeiro, na região da Rua Governador Jorge Lacerda, área central de Pato Branco. A partir das 10h, o grupo estará limpando o afluente do Rio Ligeiro na região dos bairros São Vicente e Bonato. À tarde, a partir das 14h, haverá plantio de mudas de árvores no Parque Municipal Cecília Cardoso, com a participação do Grupo de Escoteiros Primavera e moradores da região.

Projeto de Meio Ambiente

Paralelamente às atividades da Semana do Meio Ambiente, também está acontecendo o Projeto de Educação Ambiental da Rede Municipal, em que cada escola terá um Projeto de Meio Ambiente, refletindo sobre os conceitos básicos das questões ambientais. As equipes da Secretaria de Educação e Cultura elaboraram algumas sugestões para os trabalhos, como entrevistas, montagem de produções artísticas e fotográficas, entre outras.

As secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, bem como o Conselho de Meio Ambiente e as entidades parceiras, colaborarão com dados técnicos e locais para pesquisa, além de visitas técnicas, palestras e recursos para viabilização dos projetos. Todos os projetos serão apresentados na semana de 5 a 9 de novembro, quando acontecerá um evento específico com a participação de todas as escolas municipais inscritas.

Realização da Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente de Pato Branco é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Sanewal e Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA). As atividades contam com apoio da Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade Mater Dei, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB). Nas empresas privadas, as ações contarão com a parceria da Comtexto Comunicação, na realização de nove palestras e atividades sobre a logística reversa de resíduos.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários