Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos participam de atividades no Aterro Sanitário de Pato Branco

Durante a última semana, cerca 1.500 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Pato Branco, participaram de atividades no Aterro Sanitário, referentes ao Mês do Meio Ambiente. A programação voltada à conscientização foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Sanepar, com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e com a Secretaria de Educação e Cultura. No encerramento do cronograma, no aterro, as crianças conheceram as estações de triagem, compostagem, entulhos e resíduos orgânicos. Os visitantes ainda puderam acompanhar a exposição sobre tratamento de esgoto sanitário, organizada pela Sanepar e, ao final, receberam mudas de árvores entregues pelo IAP.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, a atividade junto ao aterro municipal foi muito significativa no que refere-se à educação ambiental. “Apenas conhecendo como tudo é feito e qual o trabalho desenvolvido, é que a população irá se conscientizar sobre a importância da separação do lixo, da realização do reaproveitamento dos resíduos orgânicos e da reciclagem dos materiais. Por isso, levamos as crianças e adolescentes, esperando que eles se tornem replicadores dessas informações em suas famílias e comunidade”, disse.

Para a professora Marli Perboni, da Escola Municipal São Cristóvão, a visitação oportunizou que os conteúdos trabalhados em sala de aula fossem melhor assimilados pelas crianças. “Estamos estudando o tema reciclagem, a separação de resíduos e a compostagem, por isso vir até o aterro e conhecer como tudo é feito, é imprescindível, pois a prática melhora a teoria. Acrescenta-se isso o fato de que trabalhos de campo são sempre realizados com mais entusiasmo pelos alunos”, analisou a professora.

João Gabriel Albani, 10 anos e aluno do 5º ano da Escola Municipal Vila Izabel, aprovou a visitação. “Foi tudo muito interessante e eu gostei bastante de aprender sobre como é realizada a separação do lixo e como fazer compostagem. Outra coisa legal de ver foi sobre a reciclagem do isopor, que fica bem pequeno após passar pela máquina e pode ser utilizado para fazer rodapés e condutores de energia”, explicou.

Mauricio Candiago, 10 anos e também aluno do 5º ano Escola Municipal Vila Izabel, gostou de ver que a atitude dele em casa ajuda no trabalho das equipes de triagem. “Tenho um acordo com minha mãe para que eu faça a separação do lixo reciclável lá em casa, mas eu nunca tinha vindo ao aterro para acompanhar a destinação. Achei ótimo, me ajudou a entender como tudo funciona”, aprovou.

As visitas ao Aterro Sanitário fizeram parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que foi lançada em 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), na sede da AABB. Na ocasião, foram entregues cartilhas de preservação ambiental, realizada uma palestra com os alunos que participam do projeto AABB Comunidade e familiares sobre meio ambiente e bem-estar animal e uma apresentação com cães adestrados pelo 3º BPM. Durante o mês de junho, também foram organizadas palestras para alunos, ações de proteção de fontes, além de uma discussão aberta à comunidade sobre a preservação do Rio Ligeiro.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários