Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Solenidade celebrou os dez anos da criação da Lei do Microempreendedor Individual

Evento foi realizado na noite de quarta-feira (22), no Centro de Eventos de Pato Branco

Para celebrar os dez anos da criação da Lei do Microempreendedor Individual (MEI), a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, juntamente, com o Serviço Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveram a palestra “Atitudes Vencedoras”, ministrada pelo profissional das áreas comportamental e organizacional, Itamar Vicente Ribeiro.

A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (22), no Centro de Eventos de Pato Branco, e contou com a presença de autoridades locais e regionais. O evento também comemorou a criação da Sala do Empreendedor, que é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e que, desde 2013, oportuniza a formalização das mais diversas atividades dos MEIs.

Conforme a diretora do Departamento de Micro e Pequenas Empresas e agente de desenvolvimento do Município, Rosiclei Caldato Dalagnol, Pato Branco conta, atualmente, com mais de 3.800 microempreendedores individuais das mais diversas categorias. “A lei da criação do MEI se deu em 2008, porém, as primeiras formalizações aconteceram a partir de 2009 e foi com a criação do programa Cidade Empreendedora que teve um ‘boom’ nas formalizações. Do início dos trabalhos até o momento, o índice de crescimento é de 365%, totalizando mais de 60 mil atendimentos e 6 mil consultorias neste período”, contou ela.

Rosiclei destacou que o evento foi um marco para Pato Branco e que o programa não se preocupa apenas em formalizar os microempreendedores, mas em capacitá-los e qualificá-los cada vez mais. “Para nós, é uma alegria imensa celebrar com essas pessoas que são construtoras desta história, que se sobressaem em meio às adversidades que o país enfrentou. Muitos, inclusive, já saíram da categoria de MEI, conquistando maiores espaços e ampliando seus negócios”, ressaltou.

Para o gerente da Regional Sul do Sebrae, Cesar Giovani Colini, os últimos dez anos foram marcados por atividades intensas, que tem promovido o desenvolvimento dos empreendedores do município.

“Diante do cenário econômico, em que existem dificuldades do cidadão encontrar emprego, ser um MEI é uma grande oportunidade. Além da consultoria, estes profissionais podem participar de palestras e oficinas que aprimoram suas gestões e melhoram sua competitividade”, enfatizou ele. 

“Sou mais feliz”

Nereide dos Santos Machado Balbino, 68 anos, foi uma das primeiras microempreendedoras de Pato Branco. Até 2010 ela trabalhou no segmento de alimentação, informalmente, quando conheceu sobre o MEI e legalizou o seu negócio. “Hoje posso voar mais longe e me sinto mais segura no que faço. Sou mais feliz sendo uma microempreendedora, estando formalizada e sabendo que posso vender meus produtos legalmente”, salientou ela.

O vice-presidente da Região Sul da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mauro Kalinke; a representante do Conselho Regional de Contabilidade, Eunice Cavali Duarte; e o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Oraldi Caldato, também prestigiaram o evento.

Eunice ressaltou que é um momento memorável e que as conquistas destes dez anos são resultado do esforço de diversas entidades. Kalinke afirmou, ainda, que muito se lutou para construir essa história de sucesso e pediu aos MEIs para serem empresários sérios, justos e éticos.

Saiba mais

A Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais, facilitar a abertura de novas empresas, promover orientações e capacitações para os MEIS, entre outros.

Interessados em abrir seu empreendimento, na modalidade de MEI, podem buscar mais informações na Sala do Empreendedor, junto à Prefeitura de Pato Branco, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, pelos telefones (46) 3220-1591 e (46) 3220-1574 ou pelos e-mails: saladoempreendedor@patobranco.pr.gov.br e cgestor@patobranco.pr.gov.br.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários