Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco terá vestibular para curso de medicina em setembro

A conquista foi anunciada e comemorada pela Faculdade de Pato Branco (Fadep), que realizará a prova no dia 03 de setembro de 2017 

 

Nesta quarta-feira, dia 02, foi realizado o anúncio oficial da oferta do curso de medicina pela Faculdade de Pato Branco (Fadep). O evento contou com a presença do prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, representantes dos hospitais da região, equipes da secretaria de saúde, autoridades, lideranças regionais e a imprensa. As inscrições para o vestibular ocorrerão no período de 04 a 24 de agosto. A prova será elaborada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ocorrerá no dia 03 de setembro.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, afirma que a conquista é para toda a região. “Temos duas áreas fundamentais enquanto gestores públicos, que são a saúde e a educação. Pato Branco é polo reconhecido nessas duas áreas, graças aos investimentos públicos e privados que são realizados. Com isso, a aprovação do curso de medicina é o coroamento de todas essas ações e gerará crescimento e desenvolvimento para nossa cidade, bem como para a região”, comemorou Zucchi.

O diretor-presidente da Fadep, João Carlos Ribeiro Pedroso, agradeceu a todos que se empenharam. “Foram anos de dedicação, tanto da equipe da Fadep quanto dos profissionais da saúde, bem como da administração municipal, que preparou nosso município com investimentos constantes em infraestrutura, em todas as áreas e, principalmente, da saúde, deixando os avaliadores do Ministério da Educação (MEC) surpresos e satisfeitos com o que viram na cidade”, contou João Carlos.

O diretor-geral Fadep, professor Eliseu Miguel Bertelli, realizou o anúncio oficial do vestibular e do início do curso. “Vivemos a concretização deste sonho, que exigiu inúmeros investimentos em estrutura e capacitações para os profissionais que estarão atuando no curso. Hoje, com muita felicidade, anunciamos as datas, tendo em vista que, desde 2002, quando iniciamos os cursos na área da saúde, já visávamos um dia vir a ofertar o curso de Medicina”, explicou Eliseu.

A coordenadora do curso de Medicina da Fadep, Ivone Duarte, disse que a estrutura física, bibliográfica, prática e de corpo docente está pronta, aguardando o início das aulas. “O trabalho só está começando, os próximos anos serão de muita dedicação, com novos desafios. Continuaremos motivados neste objetivo comum, formando profissionais que farão a diferença”, avaliou ela.

Carlos Volpato, coordenador-adjunto do curso de Medicina da Fadep, contou que acompanhou a evolução do atendimento em saúde em Pato Branco e que os investimentos estão oportunizando melhor qualidade de vida para toda a população. “O nosso objetivo será dar prosseguimento a isso, formando alunos humanos, éticos e com conhecimento, fazendo com que Pato Branco continue sendo este polo em tratamento de saúde, procurado por pessoas de diversos locais do Brasil”, ressaltou o médico.

Investimentos na saúde

Além dos esforços e planejamento da Fadep, a estruturação executada pelo Município foi um dos fatores fundamentais para que a cidade fosse considerada apta para receber o curso de Medicina. Desde 2013, Pato Branco recebeu quatro novas unidades de saúde, nas regiões dos bairros Industrial, Novo Horizonte, São Cristóvão e Alvorada. Paralelamente, mais de 240 profissionais, aprovados em concurso, foram contratados para a Secretaria de Saúde. Com isso, a cidade passou de 07 para 17 equipes de Estratégia, Saúde da Família e de 06 para 13 pediatras.

Destaque, também, para o atendimento da UPA – 24 horas, que realiza cerca de 100 mil atendimentos anualmente. Ainda no planejamento pela estruturação da saúde pública de Pato Branco está a construção da unidade de saúde do bairro Fraron, que está em fase de execução.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários