Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Acadêmicos de Medicina participam de palestra sobre o SUS

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco participaram, na quarta-feira, dia 27, de uma palestra e bate-papo promovidos pela Faculdade de Pato Branco (Fadep) sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A palestra, realizada pelo médico patologista Armando Raggio, contou com a presença dos diretores e coordenadores da instituição e dos acadêmicos de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina.

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, afirma que atualmente há uma grande integração das instituições de ensino com a saúde pública. “Isso oportuniza que os acadêmicos entendam como funciona o sistema, fazendo com que a qualidade do serviço oferecido aos pacientes seja muito melhor. Com a chegada do curso de Medicina, teremos uma saúde cada vez mais humaniza”, observou a secretária.

Armando Raggio é médico patologista pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília. Foi secretário de Estado da Saúde do Paraná, presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e, atualmente, é docente no Programa de Pós-Graduação da Escola Fiocruz, em Brasília. No encontro realizado em Pato Branco, ele contextualizou a criação e implantação do SUS no País, as dificuldades e as principais qualidades necessárias nos médicos dessa nova geração.

“Ao contar a evolução do SUS no Brasil, espero que esses futuros profissionais percebam que para ser universal eles primeiro precisam valorizar o nosso povo, desenvolvendo a capacidade de aproximação com a nossa realidade e com as nossas pessoas”, ressaltou ele, que também já esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná enquanto secretário estadual.

O diretor-geral da Fadep, professor Eliseu Miguel Bertelli, contou que a intenção é oferecer aos alunos uma base de como funciona a saúde pública no Brasil. “A escolha pelo doutor Armando Raggio se deve pela experiência e vivência que o mesmo possui, especialmente, dentro do SUS. Ele compartilhou seus conhecimentos que serão muito válidos, tendo em vista que nossos alunos estarão inseridos nessa realidade, principalmente, durante a formação”, disse Eliseu.

Para a coordenadora do curso de Medicina da Fadep, Ivone Duarte, a intenção é oportunizar que os acadêmicos tenham uma formação que envolva conhecimento, prática e, especialmente, que estimule a atenção às pessoas. “Para isso, estamos convidando profissionais de renome, que estão abordando os diversos aspectos dessa carreira, estimulando os acadêmicos”, explicou a coordenadora.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários