Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Gestantes de Pato Branco recebem kits com itens para enxovais de bebês

Programa é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social

Na quinta-feira, dia 27, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu a primeira entrega do Programa Auxílio Natalidade, beneficiando 80 gestantes e puérperas beneficiárias dos programas sociais ou incluídas no CadÚnico do Governo Federal. As mamães receberam um kit com banheira, toalha, fralda, talco e sabonete – os primeiros itens para os enxovais dos bebês.

As mulheres atendidas são acompanhadas pelas unidades socioassistenciais, considerando condições de vulnerabilidade. O benefício é concedido entre o 7º e 9º mês de gestação e até 60 dias após o nascimento do bebê. A viabilização visa fortalecer o atendimento às gestantes do município e está prevista pela Lei No 4.653, que regulamenta a provisão de benefícios no âmbito da Política Pública de Assistência Social em Pato Branco.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, até o final deste ano, mais 50 mulheres serão atendidas. “O município trabalha de forma contínua para o fortalecimento das famílias, para termos uma cidade melhor, com mais qualidade de vida, por isso é preciso cuidar das nossas crianças. A garantia de uma infância feliz tem início quando o bebê ainda está na barriga da mãe. É esse cuidado que o Município tem focado”, destaca a secretária.

Cada kit possui 01 banheira, 02 pacotes de fraldas, 02 toalhas, 02 sabonetes, 01 talco e 01 manta. Está prevista, ainda, uma oficina do Projeto Ser Mulher com gestantes, para confecção de outros itens necessários para os kits.

Conforme destaca a secretária Anne, a atenção às gestantes, por meio de projetos e programas municipais, é constante em Pato Branco. Um exemplo são as ações realizadas no CRAS do Bairro São João, onde as mulheres são acompanhadas por uma assistente social e por uma psicóloga. Esse acolhimento é integrado com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Os encontros surgiram da necessidade de aprimorar um serviço de atendimento às gestantes, por meio da formação de grupos”, completa Anne.

Há, ainda, o atendimento de gestantes de forma intersetorial, por meio da execução do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do gerenciamento do Programa Leite das Crianças, do Governo de Estado, com o fornecimento de leite para as crianças de 6 meses a 3 anos de idade.

Como receber os kits

Para participar do Programa Auxílio Natalidade e receber os kits, as gestantes ou puérperas devem solicitar o benefício no CRAS do Bairro Sudoeste, no CRAS do Bairro São João e no CREAS. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo (46) 3225 – 5544.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários