Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Matemativa da UEM é destaque na Inventum

 

Reconhecer a Matemática enquanto ciência de fácil compreensão é a experiência oportunizada aos visitantes

 

Um dos desafios propostos aos visitantes da 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015 é deixar de lado a ideia de que a Matemática é difícil. Não é, e pode ser compreendida de forma prazerosa. É o que mostra a Matemativa – Exposição Interativa de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM), composta por jogos e materiais de apoio que mostram essa ciência de um jeito bem mais simples. A atração, que é um dos destaques da Inventum 2015, foi trazida à feira pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco.

Quem visitar a exposição encontrará setores que representam diversas áreas da Matemática. Neles, jogos lúdicos e clássicos possuem teorias, relacionadas em situações cotidianas, o que facilita a compreensão. De acordo com o professor da UEM, Maciel Araujo, o projeto visa apresentar a Matemática de forma concreta e acessível.

“Procuramos trazer a Matemática ao público sem as equações, longe do formato convencional da sala de aula. Começamos como uma feira itinerante realizada nos bairros de Maringá. Hoje, visitamos eventos em vários estados brasileiros, como São Paulo e Minas Gerais”, conta o professor, lembrando que a iniciativa envolve docentes e alunos do curso de Matemática da UEM.

Destaque ao interesse dos visitantes da Inventum 2015, que interagem com as atividades e demonstram curiosidade. “Para nós, está sendo muito gratificante participar da Inventum e ver o envolvimento das pessoas, que estão nos fazendo muitas perguntas”, contou Maciel.

Se depender da pequena Ana Clara Novak, de quatro anos, perguntas não faltarão à visita ao Matemativa. Curiosa e cheia de “porquês”, como toda criança da sua idade, ela demonstrou compreender a exposição e inclusive associou os assuntos a temas vistos na escola, o que reforça a clareza e abordagem acessível apresentada pelo projeto.

“O espaço é muito apropriado. Embora minha filha tenha quatro anos, nosso interesse é que ela aprenda desde cedo. Ver coisas diferentes também melhora a criatividade, é um estímulo para mente e para a formação dela”, disse Paulo Rogério Novak, professor universitário da área de Engenharia e que reconheceu a linguagem utilizada como facilitadora no aprendizado e compreensão da Matemática.

Fabiana Novak, mãe de Ana Clara, registrou a visita da família com um tablet – fotos e filmagens para recordar a experiência. “Temos que participar, resgatar esses assuntos para realizar as tarefas da escola. Ela quer saber como funciona, onde pode aplicar, então o espaço foi muito importante para ela, pois proporcionou tudo isso. Fizemos questão de registrar esses momentos, porque é uma fase de exploração para ela”, completou.

Realização

A Inventum 2015 segue até sábado, dia 07, no Parque de Exposições de Pato Branco. A feira setorial é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio, Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE). Informações sobre a programação estão disponíveis em: inventum.org.br.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários