Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mais de 400 famílias já foram atendidas com as ações de proteção de fontes em Pato Branco

Nova ação promovida pela Prefeitura e entidades parceiras, aconteceu na última sexta-feira, dia 22, em alusão ao Dia Mundial da Água

Na última sexta-feira, dia 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com entidades parceiras, promoveu uma programação voltada à preservação dos recursos hídricos. A ação contemplou a comunidade rural de São Caetano, acontecendo na propriedade de Domingos Dalagnol, beneficiando três famílias.

Na ocasião, foram fornecidas orientações sobre a importância de recuperar e proteger as nascentes de água, seguida de ação prática de proteção e recuperação das mesmas, com plantio de mudas de árvores nativas para a recuperação da vegetação ciliar. A atividade contou com a participação de alunos da Escola Municipal Cachoeirinha.

A ação faz parte de um trabalho constante, pois o Município de Pato Branco instituiu a Lei nº 2.698, de 9 de novembro de 2006, regulamentada pelo Decreto nº. 7.301/2013, que institui o Programa Municipal de Recuperação, Preservação e Conservação de Fontes de Água em propriedades rurais. Esse programa oferece subsídio na aquisição do material necessário e já protegeu e recuperou 327 fontes de água no meio rural, beneficiando mais de 400 famílias. O trabalho acontece em parceria com a Emater, IAP, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agricultura.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, enfatiza a importância do trabalho de recuperação de fontes, ação que além de preservar os recursos hídricos, também beneficia a saúde dos agricultores. “Desde que iniciamos este trabalho, em 2013, atendemos casos em que as fontes existiam há mais de 20 anos, sendo protegidas por telhas ou pedaços de madeira, situação que comprometia a saúde das famílias, afinal, como essa água também é usada na irrigação das variedades que são cultivadas, bem como na alimentação dos animais, isso também representa sanidade. É um conjunto de benefícios, decorrentes da preservação dessas fontes”, enfatiza Bertani.

A programação da última sexta-feira, dia 22, resultou da parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Emater, IAP, Rotaract de Pato Branco, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários