Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Lideranças comunitárias participam do projeto “Terça nas Obras”

Presidentes de associações de bairros de Pato Branco puderam conhecer de perto as obras executadas em todas as regiões da cidade, bem como o destino dos recursos públicos aplicados pela Administração Municipal. A oportunidade ocorreu em mais uma edição da “Terça nas Obras”, ocorrida nesta terça-feira, dia 05. O projeto, realizado pela Prefeitura, visa dar visibilidade e transparência às obras de infraestrutura nas áreas de pavimentação asfáltica, saúde, educação, entre outras, que somam mais de R$ 100 milhões entre recursos do Município e governos Federal e Estadual.

O prefeito Augustinho Zucchi enfatizou a importância da participação da população na iniciativa. “Queremos envolver a população, oportunizar a aproximação efetiva da comunidade neste planejamento pelo futuro de Pato Branco. Quando a comunidade conhece, acaba preservando o patrimônio e atuando conosco nos projetos que estamos realizando para atender as principais demandas dos bairros”, ponderou.

Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Alto da Glória, Maria Conceição Santos Augusto, a população deve aproveitar a oportunidade e participar do projeto.  “Por mais que tenhamos nossos afazeres, precisamos sair e conhecer. O nosso prefeito está trabalhando e mostrando onde estão indo os impostos. Muitos lugares eu não conhecia e ver o que está sendo construído foi muito bom, gostei muito”, disse.

Quem também aprovou a iniciativa foi o presidente da Associação de Moradores do Centro, Santo Tiveroli Filho. “Hoje, conheci uma porção de obras que não fazia parte da visão que tenho de Pato Branco. Agora poderei observar melhor e avaliar a forma que estão sendo geridos os nossos recursos. Há uma porção de obras acontecendo nos bairros, que significa uma vida melhor para a população. A nossa cidade está linda, bem cuidada, e quem vem para cá de outros municípios encontra recursos em saúde, prestação de serviços e demais áreas em geral”, ressaltou.

No bairro São Cristóvão, onde está sendo construído um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma unidade de saúde, as obras representarão mais qualidade de vida para as famílias, pois são melhorias reivindicadas há muitos anos. “O pessoal do bairro está bem satisfeito, Pato Branco está de parabéns. Moro há 38 anos aqui na cidade e até hoje não vi uma gestão como esta, fazendo o que está fazendo pelos bairros”, relatou o presidente da Associação de Moradores do São Cristóvão, Leodonio Farias.

Canteiro de obras

O trajeto durou mais de duas horas, percorrendo diversas vias atendidas pelo Programa Asfalto nos Bairros, que chega a marca de 66 quilômetros de pavimentação, atendendo 167 trechos de 137 ruas desde 2013. Os investimentos totalizam R$ 32,7 milhões, entre recursos da Prefeitura e governos do Estado e Federal. A comitiva conheceu um pouco do planejamento deste programa inédito no Município, que visa melhorar a infraestrutura de vias de ligação entre bairros, de acesso a escolas e postos de saúde, bem como por onde passa o transporte coletivo. No bairro Planalto, por exemplo, as obras de pavimentação atenderam inclusive a região industrial, que gera empregos e contribui para o desenvolvimento da cidade.

Foi apresentado, também, a construção de escolas nos bairros São João, Parque do Som, Veneza e São Francisco; creches nos bairros São Francisco, Parque do Som e São Cristóvão; postos de saúde nos bairros Fraron, São Cristóvão, Novo Horizonte e Industrial; a unidade de pronto atendimento 24h, UPA, no bairro Cristo Rei; o conjunto habitacional Vila São Pedro, entre os bairros São João e Alto da Glória, com 180 casas; o parque linear no bairro Pinheirinho; quadras cobertas nas escolas Jardim Primavera e União, no bairro São Roque; e a revitalização do complexo Esportivo Frei Gonçalo.

Também foram visitados o Parque Tecnológico, passando pela área do Parque Ambiental. O trajeto percorreu, ainda, parte da estrada que dá acesso à comunidade Independência, cujo trecho de 6,3 quilômetros foi o primeiro a receber pavimentação através do Programa Asfalto no Campo. Além disso, os participantes passaram por alguns dos 26 pontos contemplados pelo moderno sistema de monitoramento por imagens que está sendo implantado pela Prefeitura.

Como participar

O Município oferta transporte para grupos de até 20 pessoas que tenham disponibilidade de participar da “Terça nas Obras”, um roteiro que visita as obras públicas em execução. Interessados podem se inscrever na Secretaria de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, na rua Ararigbóia, ao lado da Prefeitura, ou pelos telefones 3223 – 2509 e 3225 – 6946.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários