Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Largo da Liberdade estimula prática esportiva da terceira idade

Projetos realizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promovem atividades físicas com acompanhamento de profissionais

 

Além de ser um espaço voltado para prática esportiva e de lazer, oferecendo uma estrutura moderna para àqueles que têm o hábito de correr, caminhar, andar de patins e se exercitar de forma geral, o Largo da Liberdade está despertando os pato-branquenses para atitudes que estimulam a qualidade de vida. Um exemplo é a terceira idade, que está participando de projetos e dispondo de acompanhamento profissional de forma gratuita.

Desde que foi inaugurado, em julho deste ano, o Largo da Liberdade promove aulas de ginástica para a terceira idade, que visam melhorar a coordenação motora, sistema respiratório, a locomoção e o alongamento dos participantes. Conforme o professor de Educação Física e diretor de Recreação, Lazer e ATIs da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Douglas Saulo da Silva, as atividades recebem todos que têm interesse, independente da idade. “Queremos que os participantes sejam nossos multiplicadores, divulguem esse trabalho e tragam a família e os amigos. Na medida em que mais alunos surgirem, poderemos oferecer novos horários a partir do ano que vem”, conta.

De acordo com Douglas, a melhoria na qualidade de vida é resultado das atividades monitoradas por profissionais qualificados. “Em se tratando da terceira idade, a atividade física previne e impede o avanço de diversas doenças. Um exemplo é o mal de Parkinson, diretamente ligado ao sistema motor e que afeta os movimentos e o equilíbrio. Por isso, o trabalho que desenvolvemos aqui é de extrema importância, pois focamos a qualidade cardiorrespiratória, a locomoção, entre outros aspectos da saúde, na terceira idade”, avalia o professor.

O aposentado Wilson Ruppel, 64 anos, conta que diariamente frequenta o Largo da Liberdade. Ele, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e precisou recorrer a exercícios físicos para se recuperar, viu no espaço a oportunidade de garantir a longevidade com qualidade de vida. “Eu venho desde que começou o projeto. No início, eu levava 10 minutos para dar uma volta na pista e, agora, dou 10 voltas em 37, 40 minutos. Até perdi um pouco da minha barriga”, comemora, enquanto chama atenção de um dos colegas “para não faltar as aulas”, em clima de descontração.

Quem também está feliz com o Largo da Liberdade é Ermeli Rezende, 71 anos, que mora nas proximidades do local e associou a participação no projeto de ginástica às aulas de pilates que pratica há três anos. “Aqui é muito bom, uma maravilha, todo mundo gosta de vir! Nós, da terceira idade, precisamos nos movimentar para não atrofiarmos e termos mais saúde. Hoje, eu caminho por mais tempo, subo escadas com mais facilidade e percebo que melhorou até a minha autoestima”, conta.

Além das aulas de ginástica para a terceira idade, há ainda o projeto “Caminha Pato Branco”, voltado a pessoas com idade acima de 16 anos, com caminhadas na pista do Largo da Liberdade e também nas ruas do bairro La Salle. As atividades acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 07h às 09h.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer entrará em férias coletivas de 19 de dezembro a 18 de janeiro e, neste período, não haverá as atividades dos projetos. Contudo, ainda é possível se inscrever e garantir a vaga para o próximo ano. Mais informações podem ser obtidas pelo 3220 – 6088.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários