Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Lançamento da Inventum 2015 confirma Pato Branco como cidade inovadora

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, lançou a 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015 na noite da última sexta-feira (18), em evento realizado no Centro Regional de Eventos. A feira setorial acontecerá de 03 a 07 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco, trazendo muitas novidades e atrações que são referência quando o assunto é tecnologia e inovação.

Zucchi ressaltou que Pato Branco é a 39ª cidade mais inteligente do Brasil, a 4ª entre as cidades com até 100 mil habitantes, condição garantida por programas e ações que democratizam o acesso à tecnologia e à ciência, onde a inclusão social ocorre através da inclusão digital. Rede de fibra ótica nos departamentos municipais, tablets para alunos dos 4º e 5º anos e oficinas de robótica nas escolas, são exemplos de ações que destacaram a cidade em nível nacional.

“Quando idealizamos uma feira inovadora como a Inventum, queríamos democratizar o acesso à tecnologia e à ciência, assim como incentivar a inovação em nossos jovens. A feira, somada ao nosso planejamento para o setor, consolida Pato Branco como um centro de referência tecnológica”, destacou Zucchi.

O diretor-geral da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin, ressaltou que a Inventum 2015 será uma vitrine para o polo regional de Educação estabelecido em Pato Branco. No caso da universidade, os principais eventos anuais realizados pela instituição diversificarão a programação da feira.

“Teremos a oportunidade de envolver a comunidade em nossas ações, uma vez que a expectativa é que 50 mil pessoas da região visitem a Inventum. Os visitantes poderão conhecer eventos promovidos pela universidade, que mostram o potencial e o talento dos nossos alunos e professores”, destacou.

Para o empresariado que atua no setor de Tecnologia da Informação (TI) em Pato Branco, a Inventum 2015 será a oportunidade de apresentar e valorizar projetos e talentos que estão ganhando o Brasil. “A feira é um dos marcos de um momento que Pato Branco e a região Sudoeste vivenciam, que é a constituição de um polo de tecnologia com reconhecimento nacional”, contextualiza Alessandro Moraes, presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Segundo o presidente do NTI, as empresas de tecnologia acompanham com muito interesse a preparação para a Inventum 2015. “A visibilidade de Pato Branco no cenário nacional também desperta as empresas para o aumento da competitividade. As empresas começam a ser reconhecidas por estarem em um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. Eventos como esse acabam ainda acrescentando muito ao setor na parte de descoberta e desenvolvimento dos talentos, com formas de despertar o interesse dos jovens. É grande a necessidade de formação de profissionais capacitados para atuar no setor de TI de Pato Branco”, completa Alessandro Moraes.

Dentro do contexto de negócios,  a Inventum também oportunizará o surgimento de novos empreendimentos na área tecnológica em Pato Branco e região. A feira terá o eventos distintos de apoio a novos negócios com o Espaço Startup e Startup Weenkend, conforme explica o consultor do Sebrae/PR, Cesar Colini.

“A Inventum era um anseio de empresários da área e agora também será um espaço para atrair e fomentar negócios inovadores. O Sebrae/PR, através de sua linha de atuação estratégica com startups é parceiro da Inventum pela importância que essa feira setorial para o desenvolvimento do ambiente regional de inovação, um modelo para o Estado”, comenta Colini.

Atrações para todos

Nesta segunda edição, a Inventum terá exposições, palestras, festivais e atividades muito variadas. Entre as atrações, destaque para museus itinerantes como o do Vídeo Game (mais de 200 consoles e 6 mil jogos), da Matemática (UEM) e do Ponto (UFMG). O Motion Sphere, simulador de carro de corrida projetado por um pato-branquense, também deverá encantar muitos visitantes. Para os jovens empreendedores, o Startup Weekend Pato Branco será o caminho, enquanto que o UTFPR In Concert Festival levará música para a feira.

“Em 2013, na primeira edição da Inventum, recebemos o desafio lançado pelo prefeito Zucchi de promover uma feira ainda mais inovadora, que atenda a todas as idades, a diversos públicos. Estamos consolidando uma feira que tem tudo para ser a mais importante do Paraná no seu segmento e se firmar entre as principais do Brasil”, ponderou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra.

Muitas outras atrações estão programadas, como o talk show com Tallis Gomes, criador do aplicativo Easy Taxi, workshops e minicursos do Tecsul/Enasul, e competições de robótica.

Realização

A Inventum 2015 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem e Núcleo Regional de Educação (NRE).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários