Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Rede Municipal de Educação apresentou trabalhos na Inventum 2017

Durante o ano letivo, os alunos dos 4º e 5º anos realizaram diversas atividades na Maratona do Conhecimento, com o tema “Cidades Inteligentes”

A programação da terceira Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, realizada de 13 a 18 de outubro, contou com a presença de alunos e professores dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Educação, visitando, conhecendo as atrações, mas também apresentando os trabalhos realizados durante a Maratona do Conhecimento, o que aconteceu na manhã de terça-feira, dia 17.

O projeto é realizado desde 2014 pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a cada ano ele recebe um tema central, sobre o qual as escolas e turmas desenvolvem atividades, realizando pesquisas, produzindo conteúdos e envolvendo, além dos professores e alunos, também as famílias e a comunidade. Neste ano, o tema escolhido foi “Cidades Inteligentes”, integrando os conteúdos pedagógicos à realização da Inventum.

Para realização dos trabalhos, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação também participou do processo. A apresentação dos alunos foi cheia de criatividade, eles utilizaram vídeos, fotos, músicas, realizaram entrevistas com diversos profissionais, construíram rádios, cantaram paródias, declamaram poesias e promoveram até o lançamento de um livro interativo.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, participou da apresentação dos trabalhos e parabenizou os alunos. “Ficou claro o nível de comprometimento de todos na realização dos projetos, pois envolveu muita pesquisa e vontade de mostrar o que aprenderam. É muito bom ver que os investimentos realizados em educação estão possibilitando trabalhos diferentes, em que os alunos utilizam a tecnologia no processo de construção do conhecimento”, afirmou Zucchi.

Maratona do Conhecimento

Dentre os trabalhos realizados, a Escola Municipal Rocha Pombo, abordou o tema “Comunicação em foco”, em que construiu um rádio com os alunos. O protótipo foi realizado em sala de aula e, com a ajuda das famílias, cada aluno fez a identidade do seu aparelho. Outro trabalho apresentado foi o desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Santos Dumont, que propôs a criação do MVDPB (Minha Vida Digital Pato Branco), um cartão com dados médicos de cada pato-branquense.

“Nossa intenção é auxiliar tanto nos trabalhos de saúde quanto da educação, tendo em vista que todos os dados médicos das crianças poderiam ser acessados através do cartão pelos professores, que poderiam realizar atendimentos mais focados no desenvolvimento com base nas necessidades de aprendizado de cada aluno”, explicou a diretora da Escola Municipal Santos Dumont, Clair Preissler.

De acordo com ela, no cartão que possui um QR Code, estariam dados, por exemplo, de como foi o nascimento da criança ou se ela passou por algum tipo de problema durante a gravidez e se necessita de algum estímulo diferente de aprendizagem por parte da equipe pedagógica.

Durante a apresentação dos trabalhos, também foi lançado um livro com textos literários produzidos pelos alunos dos 4º e 5º anos, referentes aos temas propostos durante a Maratona do Conhecimento. No final de cada texto, há um QR Code que, ao ser escaneado, mostra desenhos e fotografias feitos pelos alunos.

“Os textos deveriam versar sobre Pato Branco, num diálogo com o tema do projeto de cada escola, inserido no eixo temático das Cidades Inteligentes. Assim, a criatividade adentrou às salas de aula, saiu pelos pátios e envolveu a comunidade externa, em eventos, na busca por informações. Vivências foram compartilhadas com as crianças, em entrevistas ou simples diálogos. Além de ajudar a compor a identidade cultural das crianças, o projeto ajudou a compor a memória da cidade, com as crianças”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli.

Realização

A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco foram promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, com apoio do Copel, Governo do Estado, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Renault, Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Tecsul, Sebrae/PR, com co-realização da Ampernet, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação (NRE), FIEP, Sesi, Senac, Sindimetal, Viasoft, Bacell Tech, Metalúrgica CBS, Grupo Operação Especiais na Selva – Goes/Airsoft, Genkos, Geastro, Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Irdes, Idetep, Proem, 4º ano do Curso de Administração – UTFPR-PB, Grupo PET – UTFPR-PB, Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ItecPB) e Parque Tecnológico Binacional.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários