Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Programação do Tecsul inicia na Inventum 2017

Nesta segunda-feira, dia 16, iniciou a programação de palestras na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017. Com a participação de profissionais de diferentes áreas, que se destacam nacionalmente ao associar tecnologia, inovação e criatividade, a programação é promovida pelo Tecsul 2017, que neste ano está sendo realizado pelo Município de Pato Branco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae/PR, bem como pelos demais promotores da Inventum. A participação em todas as palestras é gratuita.

Na abertura das palestras do Tecsul 2017, nesta segunda-feira (16), aconteceu a palestra do medalhista olímpico de vôlei do Brasil, Marcelo Negrão, ídolo da modalidade na década de 1990, que falou sobre a sua história de conquistas no esporte. Segundo ele, a equipe brasileira de vôlei, na época, era formada por um grupo preparado para vencer. “Éramos jovens, unidos, com treinamentos intensos. Nossa união era muito forte, fomos o primeiro time a utilizar das vibrações, ou seja, comemorar, se abraçar. Essa postura fez com que conquistássemos a medalha de ouro”, disse Marcelo, inspirando os jovens presentes.

Outra atração foi André Noel, mestre em programação e criador do canal “Vida de Programador”, com mais de 200 mil seguidores e inscritos em suas redes sociais. Ao criar experiência na área, surgiu o interesse de compartilhar aspectos da profissão. Foi então que criou o site “Vida de Programador” em 2011, onde conta histórias de profissionais da área em tirinhas de gibi. Desde então, o projeto vem crescendo, com seu canal no youtube e site, em que André criou produtos e empreendeu. Hoje, possui o maior site de tirinhas de humor focado para programadores e profissionais de T.I. baseado em histórias reais, também enviadas pelos leitores.

Nesta terça-feira (17), às 19h, na Sociedade Rural, Alexandre Lima, do Banco do Brasil, contará como a instituição, com 200 anos de atuação no mercado, está se tornando líder em tecnologia bancária. Na sequência, às 20h, também na Sociedade Rural, Iberê Thenório, do canal no YouTube “Manual do Mundo”, com aproximadamente 9 milhões de seguidores, fará experimentos científicos em várias áreas, explicando situações do cotidiano e suas relações científicas.

Ainda na terça-feira, 17/10, às 19h, na Arena Multiuso da Sociedade Rural, haverá o “youtubers time”, com Gusang (Gustavo Angheben) e Dayana Lângaro, contando suas experiências sobre esse novo espaço de comunicação que se difunde exponencialmente, o YouTube. Gusang, pato-branquense, tem o canal “Assopra Fitas”, sobre jogos, com mais de 2 milhões de seguidores. Dayana, também pato-branquense, tem o canal “Vogue & Mode”, sobre moda e influência digital.

Nesta quarta-feira (18), às 20h, na Sociedade Rural, acontecerá a palestra de encerramento da Inventum 2017 e do Tecsul 2017, com Thedy Corrêa, vocalista da Banda Nenhum de Nós. A palestra terá como tema empreendedorismo e música, ressaltando a importância do trabalho em equipe. Thedy contará passagens importantes da banda e a origem das suas principais músicas, sendo que, em alguns momentos, também interpretará sucessos da sua carreira.

“Preparamos uma programação voltada ao empreendedorismo e estimulo da vocação inovadora da população. Queremos atrair estudantes, profissionais e a comunidade em geral, para que as personalidades e suas histórias possam inspirar os visitantes da Inventum”, destaca o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra.

A coordenação do Tecsul é do 4º período de Administração da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Durante a programação da Inventum 2017, também estão sendo realizadas outras palestras, workshops e oficinas. A programação completa pode ser conferida em www.inventum.org.br. Assim como aconteceu nas edições anteriores, para participar das atividades da Inventum não há cobrança de ingresso, em que o acesso ao Parque de Exposições também é gratuito. Contudo, para assistir as palestras, é preciso se credenciar, gratuitamente, pelo site www.inventum.org.br.

Inventum 2017

A visitação na Inventum 2017 é gratuita e segue até esta quarta-feira (18), acontecendo das 08h30 às 22h. Para assistir às palestras, é preciso se credenciar, gratuitamente, pelo site http://www.inventum.org.br – os participantes receberão certificação.

Realização

A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco são promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, com apoio do Copel, Governo do Estado, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Renault, Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Tecsul, Sebrae/PR, com co-realização da Ampernet, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação (NRE), FIEP, Sesi, Senac, Sindimetal, Viasoft, Bacell Tech, Metalúrgica CBS, Grupo Operação Especiais na Selva – Goes/Airsoft, Genkos, Geastro, Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Irdes, Idetep, Proem, 4º ano do Curso de Administração – UTFPR-PB, Grupo PET – UTFPR-PB, Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ItecPB) e Parque Tecnológico Binacional.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários