Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

PM usa tecnologia para garantir a segurança na Inventum 2015

A tecnologia está presente em todos os aspectos da 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015, que segue até este sábado, dia 07. Um exemplo é a segurança da feira, que conta com uma unidade móvel operada pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A estrutura equipada com moderno sistema de captação e distribuição de imagens, foi utilizada inclusive na Copa do Mundo no Brasil. Além de garantir o bem-estar dos visitantes, o espaço pode ser conferido de perto pelo público.

A estrutura dispõe de 12 computadores para monitoramento e com acesso ao sistema da Policia Militar. Assim, as imagens das câmeras do Programa Olhar Seguro – desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco em parceria com o 3º BPM – estão integradas ao caminhão. Ou seja, além da unidade de monitoramento 24 horas situada no 3º BPM, os policiais militares que atuam na feira também contribuem com a vigilância nos principais pontos da cidade, acompanhando as imagens em tempo real.

De acordo com o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Éveron César Puchetti Ferreira, ao oportunizar a visita ao espaço, a Polícia Militar visa mostrar a importância de inserir a tecnologia em ações de segurança pública. “Queremos que os visitantes se sintam motivados a desenvolverem produtos tecnológicos para a segurança pública. O intuito é despertar esse interessante principalmente nos jovens”, destaca.

Na feira, o equipamento conta com três administradores treinados pela Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Outra curiosidade é que as imagens são transmitidas para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Curitiba.

Entre os recursos do caminhão estão duas câmeras – uma com alcance de até três quilômetros e uma câmera térmica. Além destas, a feira conta com outra câmera de vigilância, modelo speed dome, registrando imagens com até dois quilômetros de distância, em rotação contínua de 360°.

“Trouxemos para feira o que há de mais moderno em termos de segurança pública no Estado do Paraná. Esse equipamento aumenta o controle e permite que os profissionais acompanhem o que ocorre na feira, podendo assim prevenir e controlar eventuais casos de violência ou tumulto”, evidencia Puchetti, lembrando que a Expopato 2014 também contou com uma estrutura semelhante.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários